Páginas

quinta-feira, 28 de abril de 2011

JAPANESE BEAUTIES

Sabemos bastante mais do Japão actual, do que do passado desse país que o shogunato fechou em séculos de clausura e que viu a sua entrada na modernidade acelerada na Era Meiji (1868 - 1912).
Em 1887, a Imperatiz Haruko publicou um memorando, onde afirmava que os quimonos eram uma relíquia do século XIV, e apelava a  uma ocidentalização do vestuário.
Ao fazê-lo, abriria caminho aos loucos anos 20 do liberal Período Taisho, em que as moga (raparigas modernas) e os mobo (rapazes modernos), dançavam nos salões de baile copiando a última moda Europeia.
Elas de cabelo curto, eles de cabelo longo e óculos redondos, numa imitação do actor Harold Lloyd.
Bebiam-se cocktails e discutiam-se os autores Ocidentais e literatura Marxista.
A primeira revista de moda no Japão, Sutairo (Style), foi publicada em 1936 pela escritora Chiyo Uno, também ela uma moga.
Ela foi uma das muitas mulheres Japonesas que no inicio do século XX, tiveram a coragem de desafiar a tradição e as convenções sociais, através do modo de vida, dos amores e da arte, mas também do visual que escolheram adoptar.

Todas as imagens são do livro "Japanese Beauties" da Taschen, que uma amiga querida me ofereceu.

34 comentários:

Janita disse...

Querida Loli.

Lindas estas belas e corajosas mulheres japonesas.

Também eu, hoje, posso dizer que sei muito mais sobre a cultura e a evolução oriental, graças aos seus belíssimos posts. Obrigada, por isso.

Beijinhos minha querida.

Janita

M. disse...

Bom ver um post mais "leve"...

Os anos 20, para mim, foram os anos mais fantásticos em termos de mudança de mentalidades, hábitos, costumes...sobretudo nas mulheres. Inclusive, penso que não haverá uma outra época esteticamente tão bela...

Wanderley Elian Lima disse...

Uma mulher que fez a diferença. As ilustrações estão ótimas. Parabéns.
Bjux

Tatiana disse...

Margarida querida!
Eu tiro o chapéu para essas "mogas",eu nao sei se teria peito pra enfrentar a sociedade assim como elas!!
Beijocas!

chica disse...

Muito legal,Lolipoo.Mulheres e seu valor...beijos,tudo de bom,chica

Irene Moreira disse...

Loli
Que lindas imagens, que lindas mulheres e sbes que adoro ver esse estilo.

Lindas e corajosas mulheres.

Beijos

Glorinha L de Lion disse...

Que lindas imagens vintage...amo muito tudo isso! Lindamente contado...beijos mil,

Sônia Cristina disse...

Flor, as imagens são deslumbrantes.

Adoro vir aqui, amo esse seu fascinio pelo Japão, que me contagia, entra pelos poros e me faz querer saber mais e mais...

Um beijo Loli

Astrid Annabelle disse...

Loli!
Eu aprendo tanto com você!!!
Lindas imagens...lindas mulheres!!!
Beijos ternurentos
Astrid Annabelle

BIA disse...

Oi Loliiii!!!

Eu simplesmente amo ler sobre a cultura japonesa, é um fascínio!!!
A imperatriz Haruko afirmava que os quimonos eram uma relíquia do século XIV, pois então eu ainda acho os quimonos uma relíquia, são linduuoos demais!!! Espero um dia quando eu visitar o JAPÃO comprar uma relíquia original nipônica direto do país do sol nascente!!!

Bjus

Bia

diariodumapsi disse...

Ei Loly!
Viva as mulheres japonesas!
As imagens vintage estão lindas.
gd beijo

Guará Matos disse...

Ah, Japão, um dia estarei contigo.

Bj.

Beth/Lilás disse...

Oi, Loli!
Que legal estas imagens vintage do Japão e suas meninas!
Sabes que por aqui a novidade são as japonesas loiras ou de cabelos encaracolados. Olhando por trás ficamos na dúvida se são ou não japonesas ou descendentes.
Tens que vir a S.Paulo para conhecer estas japas girls tão diferentes e com ares tropicais. haha
bjs cariocas

Margot Félix disse...

Todos os dias aprendo coisinhas novas por aqui. As mogas eram realmente belas.

Bjos!

Margot Félix

Unknown disse...

Acho que isso já era um presságio dessa globalização, onde predomina a cultura ocidental. Ah! Se as belas gueixas soubessem que nós (ocidentais) temos muito mais a aprender com (e sobre)elas, do que elas sobre nós. Acho que as mulheres, de uma forma geral, conseguiram ter mais "voz" (ativa) neste novo século e a cada década que passa vão tomando mais espaço onde existia muitos tabus e preconceitos praticamente insuperáveis. Hoje, pode-se dizer que elas já têm uma certa independência e estabilidade, social, financeira, e até emocional...conquistadas amiúde e serenamente (ou nem tanto, né?).

Obrigada por encher nossos olhos de beleza e cultura. ;)

Beeeeeeeijos, querida!!!

Karlinha Ferreira disse...

Bom dia!

Vc fez da minha sexta um dia mais rico!

Adorei as informações, sou uma amante da cultura oriental... acho o Japão o máximo...
Vc teria algo relativo a questão de samuais... e tals... o q mais me atrai no Japão é o fator honra.


Beijo grande e ótimo fds!

Luz disse...

Oi, Loli, td bem?
Ao ler seu post me sinto navegando num livro de história, e sou apaixonada por história
Bonitas imagens, aliás, preciosas imagens.

Imagino que não deva ter sido fácil abrir caminho para toda essa transformação social.
Quanta evolução, ou seria, modificação?

Enfim, cada tempo é um tempo, e a vida é tão dinâmica, mal podemos parar, as coisas acontecem á revelia


Mulheres, mulheres...
sem perder a ternura jamais

Obrigada, querida, pela aula de história de hj

Bjinn

janne falcão disse...

querida que lindas essas japinhas , e tem uma de cabelo ondulado , me lembro do salão de uma senhor ajappones que minha mãe ia , enchia de senhorinhas bemmmm " batian" fazendo permanente para cachear os cabelos curtos , e eu tive uma amiga na adolecendia que fazia dobrinhas de durex nas palpebras dos olhos , só para abrilos um pouco , hj a cultura japonesa e o visual é copiadissimo , eu adoro . bjimmmm

Bia Jubiart disse...

Oi Flor!

No momento não consegui abrir as imagens, uma pena, depois volto...

Contudo... É bom essa valorização atual da tradição, graças a isto temos acesso a maior riqueza milenar do Japão: Sua Cultura.

Beijos e carinhosssssss

Lu disse...

Oi Margarida,como você esta?
Imagino o escandalo que foi na época.
E elas lindas,maravilhosas e Divinas.
amei o post.
Beijo Lu

Miss Bronze RR disse...

Já sei bastante coisa do Japão graças a vc menina! Acho que as japonesas foram corajosas, adorei as imagens. Agradeço sua visita e respondendo ao meu post, eu defenderia vc tb se fosse ofendida aqui na net. É bom ser livre pra falar o que se pensa, mas é covardia usar dessa liberdade para ofender ou humilhar. Bjokitas

Anónimo disse...

Querida Loli! my dearest friend!

Era urgente uma mudança, entende-se mesmo como emancipação.
No entanto, talvez por pura fantasia minha, sempre encontrarei mais sensualidade na mulher oriental vestida tradicionalmente no seu belo quimono.
Coisa da


Huge Huggggggg

Nilce disse...

Muito interessante Loli.
A tentativa e a mudança de hábitos e costumes de um país, entram em conflito com os conservadores.
Parabéns a elas que conseguiram isso num país tão tradicional.

Adorei a postagem.

Excelente final de semana.

Bjs no coração!

Nilce

Ângela disse...

Minha Flor, te chamar de Flor é um privilégio "meu" rsrsrs.

Fico encantada com essas mulheres que rompem com certas "ditaduras", mulheres de fibra corajosas e lindas!
como sempre as imagens são belissímas.
Querida amiga, tenha um ótimo domingo.

Bia Jubiart disse...

Oi Bella!

Com mais sorte! Pelo menos as duas imagens debaixo abriram.

Flor, acredite! tenho um maiô, retrô muito parecido com da última imagem.

Esse livro deve ser ótimo!

Estou desconfiando que fizeram festinha com as nossas amêndoas...

Desejo para vc um final de semana super colorido e feliz.

Carinhosssssssss

Lívia Azzi disse...

Muito querida Loli,

Gostei da seleção das imagens e do contexto que nos apresentou. O visual é uma forma de comunicação com o outro através do estilo, tendência e expressividade. Também uma ponte para romper barreiras e ligar a novos ares... Um rompimento não precisa ser uma via de mão única, pode ser um diálogo entre tradicional e moderno.

Ternuras, beijos e flores.

Adoro-te tanto!

Maria Helena disse...

Querida Flor,

Eu admiro,sobremaneira, pessoas que têm a coragem de abrir as portas que levam a infinitas possibilidades. São pessoas que trazem uma tocha acesa que seguem na frente e que se sujeitam aos percalços do caminho para abrir estradas a serem trilhadas pelos seguidores.
O post é maravilhoso!
Bjs!

Mayra Di Manno disse...

Loli,
As imagens são incriveis.
Um beijo,

nadiru-san disse...

Ah!! eu adorei essas imagens!!
me levaram em um tempo tão bonito...
Adorei!!
beijos

Anónimo disse...

Olá, Margarida!

Bom aqui voltar a estas terras de Oriente,depois de interregno forçado, e prolongado...

Neste nosso mundo há hierarquias para quase tudo, e a "cultura" Ocidental há muito que se assumiu como a primeira, a mais forte, independentemente das razões que a isso levaram, e concordemos ou não com elas.
E difícil se torna às outras resistir-lhe; às pessoas não serem por elas aculturadas...
Na Japonesea, assim como noutras, há muito de bonito e belo, e seria uma pena que um dia todas fossem iguais...

Beijinhos, bom fim de semana.
Vitor

Anónimo disse...

OLá, de novo.
Falhou a identificação; aqui vai!

Vitor

Tabeteimasu - Denise disse...

Olá minha queridona, como vai?

Adorei conhecer estas japonesas!!!

Nos mostrou que naquela época estavam à frente ao tempo, me identifiquei com elas! Muitas vezes penso que vivo em época errada... rs!

Mil beijinhos carinhosos a ti!
Boa semana!!!

Carla Farinazzi disse...

Que coragem, hein, Loli?

Eu admiro essas mulheres assim, tão à frente do seu tempo. Que desafiam modelos constituídos, que avançam, que desbravam os caminhos, que não têm medo. Minha vó era assim. Eu costumava falar que era uma mulher muito à frente do tempo dela. Isso é fantástico. São exemplos pra nós.

Beijos

Carla

Anónimo disse...

Linda cultura, bjs CY

Blogs Amigos e Recomendados

 
Copyright © 2010/2011 Banzai.
Template customizado por Meri Pellens. Tecnologia do Blogger