Páginas

quinta-feira, 10 de junho de 2010

AS PÍLULAS DA LOUCURA

Tomoyuki Hoshino é o escritor Japonês que assina um dos meus actuais livros de cabeceira. Li algumas coisas sobre ele e fiquei curiosa. Infelizmente, não existem livros dele traduzidos em Português, pelo que tive que recorrer á Amazon.uk, para obter o meu exemplar de "Lonely Hearts Killer", a única obra sua publicada em Inglês. Hoshino, como podem verificar se clicarem no link para a wikipedia, é um escritor tão premiado como polémico. Mas não vamos falar disso. O que me apeteceu trazer aqui hoje foi o prefácio, ou melhor os prefácios - um da tradutora, Adrienne Carey Hurley, o outro do autor. Adrienne conta-nos a história de Eric Shih, um jovem activista da Chinese Progressive Association em San Francisco, que teria sido a primeira pessoa a quem ouviu dizer, depois da leitura duma notícia, que se tinha esquecido de tomar as sua pílulas da loucura. "A novela de Tomoyuki Hoshino"-diz-nos ela- "é para todos aqueles que como Eric não vivem sob o efeito das oficialmente prescritas "pílulas da loucura" - e aqueles que estão desesperadamente a tentar livrar-se delas." Será que nenhum de vocês, sentiu o mesmo que Eric ao assistir ao noticiário da noite, ou na leitura dum jornal?
Aposto que sim. Hoshino, diz ter escrito este livro, como meio de tornar a loucura visível: "(...) o mundo inteiro actualmente endoideceu. Quando a maioria está tomada de loucura, torna-se ainda mais dificil explicar o que a loucura é e como se manifesta." Por esta altura, já devem estar a pensar que este post está esquisito...
Podia dar-vos imensos exemplos de notícias que são dificeis de encarar sem as "pílulas", mas não cabem no âmbito do Banzai. Mas este, dedico-o a todos os meus leitores e amigos virtuais da blogosfera Brasileira. O Gabinete do nosso Primeiro Ministro anunciou que o Chico Buarque se quis encontrar com ele. Pois é. Já tomaram o comprimido? O Chico desmentiu, pois claro, a coisa tinha sido ao contrário. O Gabinete disse que se tinha enganado. Tomem mais um. Por cá, alguém compôs até um sambinha:
 "A visita do malandro/ foi ele quem a pediu/entrou lá na minha casa/dois minutos e saiu/só depois fiquei sabendo/que ele era malandro fino/ deu noticia na TV/daquele encontro sinistro/que um malandro modernaço/é um malandro-ministro/ Eu tinha mais que fazer/tinha melhor gozação/ que ter um soba metido/ aqui no meu barracão"

8 comentários:

"(H²K) 久保 - Hamilton H. Kubo" disse...

Adorei a postagem!!
Se tiver umas pilulas ai, manda para o Brasil!! rsrs

Beijos!

Nilce disse...

Oi, Margarida

Adorei o post. Tenho coisa pior que isso. Essa é pra rir, eu tenho muitas a se chorar, menina. Nem te conto.

Quando estiveres lendo este comentário estarei no hospital com minha filha. Vai correr tudo bem, tenho fé. Tomara que eu tenha acesso lá à net, vou levar meu "amante", como diz meu marido, este lap que não sai do meu colo, rsrs.
Te mando um e-mail contando as novidades.

Bjs no coração!

Nilce

Michelle Lynn disse...

Precisamos dessa pilula... hehehehe o tempo todo... todo o tempo... encarar a realidade esta cada vez mais difícil!!!
Amei o post! Bjoss

Betty Gaeta disse...

Adorei o post, fiquei curiosa para ler algo deste escritor.
Esta notícia do Chico não chegou por aqui, ou ao menos, não que eu saiba.
Bjkas e um bom dia.

Marieke disse...

Olá Margarida linda
Adorei este teu ultimo post...pílulas boas...fiquei com curiosidade sobre o livro....
Vou aparecer ai outra vez..stock esgotado
ahahahhaha nem a propósito de pílulas
jinhos
maria

Andreia Inoue disse...

estou totalmente por fora desse assunto polemico envolvendo o chico,tenho que googlar ja,hahaha...
e sobre esse escritor estava completamente leiga amiga,ainda bem que existe vc para nos da esses toques.Pena que nao tem nada em portugues,seria otimo poder conhecer as obras desse autor,
beijaooo.

Michelle Lynn disse...

Obrigada pelo carinho!
Vc é portuguesa que mora em Tóquio, isso?!! Fiquei um pouco confusa...

disse...

E agora heim??? Tomar ou não tomar? Fui lá no filme matrix, na hora que é oferecido a pílula vermelha ou azul? Sair ou entrar na verdadeira realidade. Vc viu? Bom sou uma complicada, descomplicada, portanto, sem pílulas. Bjossss no coração!!!

Blogs Amigos e Recomendados

 
Copyright © 2010/2011 Banzai.
Template customizado por Meri Pellens. Tecnologia do Blogger