Páginas

domingo, 9 de maio de 2010

O FADO EM JAPONÊS

Nas estreitas vielas de Golden Gai (ver Golden Gai I e II no Banzai), em Shinjuku, Tóquio, há um bar ainda mais estreito com um nome Português: Barca.
Na Barca, num balcão onde cabem apertadas umas 8 pessoas, bebe-se Vinho do Porto ou vinho verde ao som da voz de Amália. Na Barca, se dissermos Porutogaro kara desu (Sou Português), o pequeno balcão agita-se com a novidade. Na Barca, conheci muita gente e fiz amigos. Como o Taku, que fala Português, e que, quando está no Japão tem saudades de Portugal e vice-versa. O Taku canta fado no Japão e, quando está em Portugal, algures no Bairro Alto.
Neste vídeo, na voz e na viola está o Taku, na guitarra Portuguesa Masahiro Iizumi


Numa noite de fado organizada pela Barca, a fadista Kagawa Yumi, mais Portuguesa do que Japonesa na sua expressão espontânea de emoções, pousou os lábios coloridos de bâton no bilhete que me tinham dado num beijo a Portugal. Na foto, Kagawa Yumi, Taku (com camisa vermelha), e alguns dos presentes nessa noite numa izakaya em Shinjuku.
Infelizmente, não fiz nenhum vídeo da ocasião, por isso fui buscar um ao YouTube. Aqui fica "Lisboa, Cidade Sol", o fado em Japonês.

2 comentários:

Marieke disse...

É caso para dizer...(eu já sabia)..o fado não tem fronteiras...nem lingua....é Universal...
Já pedi aomeu joao que fosse buscar a encomenda
Jinhosssssssssssss

Anónimo disse...

Gosto muito da Hideco Tsukida de quem possuo 3 cds. Não conhecia esta kagawa mas já consegui um cd na net, o problema é que não sei o nome dos fados. Alguém me pode ajudar ?
Por outro lado gostaria de saber como se escreve o nome: Tsukida ou Tsuquida ? Tem um disco com um nome e outro com o outro nome. Em que ficamos ? obrigado mariosantosf54@gmail.com

Blogs Amigos e Recomendados

 
Copyright © 2010/2011 Banzai.
Template customizado por Meri Pellens. Tecnologia do Blogger