Páginas

domingo, 23 de janeiro de 2011

A FORÇA DA BLOGOSFERA

Um blogue começa-se por diletantismo, por brincadeira, por solidão, por necessidade de comunicar. Mas como todos os gestos na vida, por mais pequenos que sejam, desencadeia um dominó de emoções, e consequências inesperadas. Se, como se diz, o bater de asas duma borboleta no Japão, pode originar um tufão do outro lado do mundo, assim aquilo que escrevemos, os textos que escolhemos, as fotos que publicamos, podem ter um alcance muito maior do que supomos. Para citar um amigo que admiro, e a quem muito devo, o Alexandre Mauj, passamos a ser produtores de conteúdo, em vez de meros consumidores. Podemos fazer eco das nossas paixões, participar em inúmeras causas, plantar sorrisos, secar lágrimas, divulgar e combater injustiças, e até liderar revoluções. Quem sabe?
O rosto desta foto é de Lina Ben Mhenni, Tunisina, 27 anos, Professora Assistente de Linguística na Universidade de Tunes e blogger. Os seus protestos no blogue A TUNISIAN GIRL, incentivaram as pessoas a saírem à rua, e o governo, uma ditadura corrupta com 23 anos de existência, caiu.
"Comecei a blogar em 2006, escrevia sobre poesia, livros que lia, assuntos gerais. Mas em 2008, fui para os Estados Unidos com uma bolsa, e duas semanas depois de lá chegar vi que o meu blogue e a página do Facebook tinham sido censurados. Comecei a discutir isso com outros bloggers. (...) Uma noite, sentei-me indignada e escrevi um artigo. No dia seguinte, recebi uma mensagem da Global Voices, uma comunidade de bloggers, a pedirem-me para colaborar com eles."
Lina continuou a escrever sobre direitos humanos e censura. A sua casa em Tunes foi várias vezes visitada pela policia, mas a comunidade de internautas que a seguia era cada vez maior. Quando a 17 de Dezembro de 2010, um jovem Tunisino se imolou em protesto contra a pressão de policias que queriam que lhes pagasse para vender a sua fruta num carrinho na rua, Lina fotografou, utilizou o Facebook, o Twitter, todos os meios de que dispunha para que o assunto não fosse silenciado. As pessoas estavam fartas de repressão. A 14 de Janeiro de 2011, um movimento espontâneo ocupou as ruas e venceu.
Escrevo isto a pensar na força, na amizade, no carinho enorme que recebi esta semana. Um calor multiplicado em inúmeros blogues amigos. Um calor tão grande... que transformou este Inverno frio, por momentos, em pleno Verão.
 MIL BANZAIS DE OBRIGADA!
IMENSAS TERNURAS
LOLI

33 comentários:

estouparaaquivirada disse...

Estou tão contente de aqui vir! Imagina que pela primeira vez sou a primeira!!! Se é importante ser a primeira, deves estar tua tentar compreender, por acaso é, porque ás vezes tenho muito pouco tempo e quando quero postar tu já tens muitos, muitos comentários e eu a correr penso "ela já tem tanto para ler...venho mais tarde..." e depois acabo por não vir :(
Deixo-te um abraço e parabéns pelo teu trabalho neste teu querido blog
xx

chica disse...

Mereces todo o carinho! beijos,linda semana,chica

"(H²K) 久保 - Hamilton H. Kubo" disse...

Olá querida Margarida...
Como bem dito, o bater das asas de uma borboleta, apesar de pequenina é de intesidade tremenda, pois ela não se cansa de bate-las, e a cada batida uma frequência.
Assim é a blogosfera, aprendi a lhe admirar, lendo seus escritos, com o passar dos tempos conheci teu carinho.
Nunca nos vimos é verdade, tal como o Alexandre Mauj.
Mas nos respeitamos, nos importamos...
E isso é vida... E com o bater de cada coração podemos sim fazer alguma coisa, por exemplo alcançar a quem querido ou querida esta distante!!

BEijos

Lu Nogfer disse...

QUE LINDO MINHA QUERIDA LOLI!

E que bom que fez esse belissimo post!
Tudo que escrevemos em nossos posts tem sim grande alcance!
Essa nossa Blogosfera tem muita força e faz muito diferença!
Por vezes lemos um rico trechinho de um texto que serve de incentivo e muda toda uma situaçao!
E eu aqui so aprendo!

Quanto ao carinho que recebeste quem poderia ser mais merecedora!?

Beijos menina linda!

E uma otima semana!

Lívia Azzi disse...

Ah, o verão... Fico muito feliz por ter participado junto aos "raios de sol" que esquentaram seu inverno!

Bom conhecer Lina Ben Mhenni, visitei o blog dela, bacana... Textos diversos, muitas imagens (vi uma muito forte), várias línguas...

Preciso estudar (risos)...

Beijos, querida amiga e uma ótima semana!

Blog da Fofa disse...

Oi Loli, Parabéns ao Alexandre Mauj, a você e a Lina Ben Mhenni, por fazerem a diferença. Adoro vir aqui. Seus posts são ricos de cultura. E vc é uma amiga muito especial e carinhosa. Muito feliz pelo inverno ter sido transformado em verão. Você merece toda essa amizade pq conquista as pessoas. Um grande beijo p vc.

Rogério G.V. Pereira disse...

Bom...
Então...
...venham de lá conteúdos, né?

Lúcia Soares disse...

Loli, não sabia dessmoça e de sua causa tão nobre.
Acho mesmo que, blogando, podemos fazer a diferença em muitas coisas.
Sinto-me feliz em tê-la conhecido.
Bj

Beth/Lilás disse...

Querida Loli!
Quando o Alexandre me convidou para fazermos a homenagem conjunta pra ti, topei na hora, porque mesmo sem nunca tê-la visto pessoalmente, sua apresentação sempre foi tão límpida e pacífica que o crédito foi imediato.
Todos têm por ti um grande carinho e consideração, e a máxima "Os cães ladram e a caravana passa", aplica-se muito bem a toda esta situação por que passastes.
Também já escrevi no passado sobre esta força que a blogosfera tem e o muito que podemos alcançar em conjunto, principalmente para o bem.
Um grande abraço, carioca

Amara Mourige disse...

Oi loli, muito bom visitar o seu blog,sempre tem textos supreedentes!! Sou nova na blogosfera cada dia fico mais encantada com pessoas que estou conhecendo...com informações e cultura que vou adquirindo.
Parabéns pelo seu blog!!
Bjssss

Nilce disse...

Minha amiga Margarida, minha irmã.
Desde que nos conhecemos aqui na blogosfera, já sabia que ali nasceria uma grande amizade.
Você é uma pessoa muito querida e que não mede esforços para nos fazer acolher, acalmar, cuidar mesmo que de longe e nos fazer felizes.
Todo esse carinho e atenção só pode ter um resultado positivo em sua vida. Os amigos.

Amigos não se compram, são conquistados.
Obrigada por existir e fazer parte da minha vida.

Bjs no coração!

Nilce

Ana SSK disse...

Loli, é sempre um prazer vir aqui.

Wanderley Elian Lima disse...

Olá Margarida
Realmente o blog é um enorme instrumento , não só de lazer, mas também de denúncias e protestos. Se recebestes vários carinhos é porque fez por merecer.
Bjux

Lu disse...

Oi Linda Margarida,
Uma das coisas que eu mais gosto nos blogues é poder conhecer pessoas maravilhosas como você que é o encanto e a gentileza em pessoa.
Beijos
Lu

Bia Jubiart disse...

A Força está em nossos corações e nas atitudes...

Bom Dia linda Flor!
Amanhã se tiveres um tempinho, dá um pulo lá em "casa", têm BANZAI na Jubiart.

Uma semana cheia de cores e boas surpresas p/ você.

Bjsssssssssssssss.

Bah disse...

Os blogues têm um pode muito grande hoje em dia. Aquele direito de expressão tomou proporções bem maiores e hoje é praticamente impossível controlar qualquer tipo de manifestação ou movimentos. E melhorou, porque muitas pessoas em comum conseguem facilitar seus contatos filtrando pelas afinidades... acho isso muito legal..

Kisu!

Maria Helena disse...

Loli, querida!
Você merece o carinho que recebe. Você é uma pessoa tão especial que não há como não escrevermos seu nome com letras de emoções no coração.
Você é presença, é afeto, é companheirismo, é cumplicidade... Uma verdadeira amiga!
Obrigada pelo carinho e preocupação comigo. Deixei um recadinho pra você após o seu comentário no meu blog.
Uma ótima semana!
Bjs!

William Garibaldi disse...

Que TERNURA = Você!

Loli, eu compartilho com você, também fui surpreendido pela força e mágica dos Blogs! Criei um Blog descompromissadamente, só para divulgar meus poemas, pois editoras não se interessam por poesia ( na verdade!) E a cada dia que passa este efeito dominó vem surgindo como flores inesperadas!

Somos produtores de conteúdo com certeza, como bem disse o Alexandre Mauj.

E que guerreira esta Lina, estou lá a visitar o Blog dela!

Beijos de Luz Lolipop!

Betty Gaeta disse...

Oi Margarida,
Eu não tinha a mínima ideia da força de um blog até ter um, e tb não sabia o alcance que tinha.
Para mim está sendo uma experiência única e muito enriquecedora.
Vc conhece o blog daquela cubana que conta tudo que se passa em Cuba?
Bjkas e uma ótima de semana para vc.

http://gostodistonew.blogspot.com/

Lê Fernands disse...

um blogue é uma força!

Gonzo Sade disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gonzo Sade disse...

Continue sempre últil, assim, minha cara.

Glorinha L de Lion disse...

Minha amiga, entre outras coisas, creio que blogar é isto também: prestar serviço, colocar o dedo em feridas, denunciar, ressaltar, ajudar, alertar.O papel dos blogs hj em dia é uma espécie de quinto poder, enquanto a imprensa é o quarto, somos tb difusores de ideias, opiniões e a importância que gente da tua estirpe, ou da amiga tunisiana têm é, de fato, imensa! Quanto ao carinho que recebestes por esses dias, é somente o reconhecimento pela pessoa maravilhosa que és. Gente como tu e tantos outros, só enriquecem e iluminam a blogosfera. Grande, enorme beijo,

Anónimo disse...

Olá, Margarida!

As redes sociais dentro da Internet são como que o meio de comunicação daqueles que já não depositam muita, ou nenhuma, confiança nos tradicionais meios de o fazer, já que estes são cada vez mais controlados, pertencem a um cada vez menor número de pessoas ou grupos, cada vez menos isentos, e com interesses a defender - e este meio alternativo é coisa de que o poder não gosta...e às vezes lá vem a censura, que, felizmente, nem a todos consegue calar.É um dos lados bons desta Internet ... que a todos nos vai viciando.

E já agora, não me tendo juntado a esse grupo de blogues que lhe dedicou bonitos textos - confesso que não tenho jeito para isso - aproveito a ocasião para lhe dizer que é um prazer vir até aqui, e contar com a sua amizade.

Beijinhos amigos!
Vitor

Cammy disse...

Loli, na internet a gente tem um grande potencial de expressao!! Com alcances imensuraveis!!!
Isso aos meus olhos eh muito bom!
Viva a globalizacao!!
BJOSSS

Inaie disse...

que historia bonita. Triste, sofrida, mas de luta, de batalha!

Anónimo disse...

Loli, antes de qualquer coisa, peço perdão pela minha ausência por aqui. Aos poucos, minhas atividades estão retornando das férias e, infelizmente, meu tempo livre para a internet tem sido drasticamente reduzido. Quando eu ficava, como agora, há um tempo sem comentar nos seu blog, costumava vir e fazer comentários em todos os posts atrasados. Infelizmente, não posso garantir que continuarei fazendo isso. Mas garanto que, mesmo não comentando sempre, não deixarei de ler um post sequer.

Quanto à história da Lina - que só conheci agora, graças a sua generosidade de compartilhar seu conhecimento -, achei-a profundamente motivadora.

Meri Pellens disse...

Querida, percebe-se o brilho e a doçura de uma pessoa pelo seu comportamento ante as contrariedades. Exatamente por isso você é mais que merecedora de todo o apóio e carinho que teve. Realmente você é um doce de pessoa, não precisou falar das próprias virtudes, nem apontar erros alheios para se defender, pois suas atitudes falaram por si. Você, seu exemplo, me ensinou muito, Margarida. Nunca fui meiga, branda... Na realidade sou bastante explosiva, com gênio forte mesmo. Agora quando alguém me tirar do sério, vou lembrar de você rs... O seu silêncio humilde e modesto ensinou muito mais que textos sem fim de quem, na hora H, não viveu o que pregou.
Beijo na alma, querida Loli.

Denise disse...

Oi minha querida,

A sua felicidade também faz parte da minha, portanto fiquei muito emocionada ao ver uma homenagem tão linda que recebeu, de verdade!

Merece muito mais!

Tenha uma semana iluminada, bjão!

Irene Moreira disse...

Loli querida mil Banzais para ti e obrigado por ter a sua amizade.

Que história, que garra, que lição de vida.

Temos tudo em nossas mãos e o importante é saber como usá-la certo e na hora certa.

Beijos no seu coração

Astrid Annabelle disse...

Você merece todas as ternuras possíveis...Loli saiba que és realmente muito querida!Passei mais para lhe dizer isso...
Que a nossa blogosfera é poderosa isso é sem dúvida e irei conferir o link,OK?
Um beijo doce.
Astrid Annabelle

Leo disse...

Pois é verdade, o meu mesmo começou assim, só pra colocar coisas pra mim mesmo, no fim comecou a ter seguidores e comentarios, mas nunca imaginei que passaria dos 50 leitores. rs

Beijos e beijos!!!

Misturação - Ana Karla disse...

Loli, apesar de vir pouco, ams me sinto super atraída por seu blog.
Blogar é isso mesmo, além de nossos sonhos, fazemos nossas amizades e juntos temos a força de mudar.
Não vi as homenagens pra ti, mas vou vasculhar(rs). E certamente, bem mereceidas, né?
Xerocas

Blogs Amigos e Recomendados

 
Copyright © 2010/2011 Banzai.
Template customizado por Meri Pellens. Tecnologia do Blogger