Páginas

sexta-feira, 2 de abril de 2010

The Mushroom Cloud

Um trailer de 20 minutos dum filme sobre Tsutomu Yamaguchi, o Japonês que sobreviveu ás duas bombas atómicas, Hiroshima e Nagasaki, foi apresentado no New York Peace Festival  a 26 de Março. O filme, intitulado Twice Bombed, Twice Survived Part II, e produzido por Hidetaka Inazuka, homenageia a figura de Yamaguchi, que faleceu em Janeiro passado, aos 93 anos. Apesar da doença e da idade avançada, aquele que era um jovem engenheiro da Mitsubishi em 1945, discursou há quatro anos nas Nações Unidas, deixando um testemunho comovente e enérgico. O produtor espera ter a versão completa do documentário, pronta para exibição  no Nagasaki International Peace Film Festival, a realizar em Julho.
Yamaguchi, contava ao seu supervisor na Mitsubishi, em Nagasaki, como mal tinha conseguido escapar á bomba de Hiroshima, quando viu a mesma luz branca a invadir o compartimento. "I thought the mushroom cloud had followed me from Hiroshima."
Visitado no hospital em Dezembro de 2009, por James Cameron, Yamaguchi, fê-lo prometer que um dia realizaria um filme sobre os horrores das duas bombas. No documentário, um Yamaguchi fragilizado, diz a Cameron, à sua cabeceira: "I feel I have done my duty."
Mais sobre Yamaguchi no Banzai, aqui.

0 comentários:

Blogs Amigos e Recomendados

 
Copyright © 2010/2011 Banzai.
Template customizado por Meri Pellens. Tecnologia do Blogger