Páginas

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Hiroshima-Nagasaki

Morreu há poucos dias, aos 93 anos, o único sobrevivente às duas bombas atómicas lançadas em Hiroshima e Nagazaki. Tsutomu Yamaguchi estava em viagem de negócios em Hiroshima a 6 de Agosto de 1945, quando o bombardeiro americano B-29 "Enola Gay", lançou a A-Bomb sobre a cidade. A explosão rompeu-lhe os tímpanos, deixou-o temporáriamente cego e com queimaduras graves na parte superior do corpo mas conseguiu arrastar-se até a um "air shelter" onde passou a noite. No dia seguinte regressou a Nagasaki, onde vivia. Foi tratado, e, apesar dos ferimentos, voltou ao trabalho na Mitsubishi, a 9 de Agosto, o dia em que "Fat Boy" arrasou Nagasaki. Desta vez, não sofreu ferimentos. Em 1957, foi oficialmente reconhecido como hibakusha ( pessoa afectada pelo efeito das radiações) de Nagasaki, mas só em 2009 reconheceram também a sua presença em Hiroshima três dias antes.
Em Dezembro de 2009, Tsutomu Yamaguchi, foi visitado no hospital pelo realizador James Cameron, acompanhado do escritor Charles Pellegrino, autor do livro "The last train from Hiroshima: The survivors look back". Discutiram a ideia, que muito terá agradado a Yamaguchi, de realizar um filme sobre a tragédia vivida pelos habitantes das duas cidades japonesas.
O livro, vai estar disponível na Amazon.com, a partir de 19 de janeiro. O filme, vindo de Cameron, só pode ser um projecto grandioso.
Quanto a Tsutomu Yamaguchi... Namu-amida-butsu (may his soul rest in peace).
Mais sobre Hiroshima no Banzai, aqui.

0 comentários:

Blogs Amigos e Recomendados

 
Copyright © 2010/2011 Banzai.
Template customizado por Meri Pellens. Tecnologia do Blogger