Páginas

sábado, 12 de setembro de 2009

SEN NO RIKIU II








" Though many people drink tea, if you do not know the way of tea, tea will drink you up "
Sen No Rikiu
Rikiu é considerado um dos maiores Tea Masters japoneses. Uma figura histórica que influenciou todo o japanese way of tea, cha-no-yu. O seu elevado sentido de beleza, marcou tudo o que ainda hoje envolve a cerimónia do chá: arquitectura, cerâmica, ikebana, incenso, e a estética wabi-sabi que inclui assimetria, simplicidade,modéstia, intimidade.
Rikiu, serviu um poderoso damyo ( senhor feudal), Taiko Hideyoshi, aos olhos do qual acabou por cair em desgraça, tendo este ordenado que cometesse suícidio.
No dia marcado, Rikiu convidou os seus discípulos mais fiéis para uma última cerimónia do chá. Uma nuvem de incenso raro perfumava a casa de chá, no tokonoma estava pendurado um kakemono, - um magnífico escrito dum monge antigo que girava à volta da impermanência das coisas terrenas. O canto da chaleira, em cima do braseiro, soava como o canto das cigarras anunciando o fim do Verão. Cada um dos convidados foi servido de chá e cada um esvaziou a sua taça. Como dita a etiqueta, Rikiu foi o último a beber. Presenteou os discípulos com as peças que tinha usado, excepto a taça por onde tinha bebido, que partiu considerando-a tocada pelo infortúnio.
Com ele, depois das despedidas ficou apenas um convidado, o amigo mais próximo. Removendo o traje que trazia, Rikiu deixou ver a veste branca imaculada até aí escondida, e erguendo a espada de lâmina brilhante, com um sorriso, partiu para o desconhecido.

0 comentários:

Blogs Amigos e Recomendados

 
Copyright © 2010/2011 Banzai.
Template customizado por Meri Pellens. Tecnologia do Blogger