terça-feira, 8 de março de 2011

BLOGAGEM COLECTIVA - UM ANO DE JUBIART

Este post tenta enquadrar-se na Blogagem Colectiva proposta pela Bia como comemoração do aniversário do JUBIART. E digo tenta, porque eu nunca estaria à altura de abordar o tema escolhido, A Amazónia e Seus Povos. Claro que podia investigar e com facilidade copiar da internet uns quantos factos, dados, fotos, mas não falaria com o coração...
Eu não conheço a Amazónia, da mesma forma que não conheço o Rio de Janeiro, nem Niterói, nem São Paulo, nem Curitiba, nem Cachoeira de Minas, nem Belo Horizonte, nem Ubatuba, nem Tocantinópolis. O "meu" Brasil é um país idealizado, onde a praia de Itapuã, imortalizada por Vinicius, fica em todos os sítios onde moram os meus amigos. Na minha imaginação, a Bia, faz lembrar uma personagem dum romance de Jorge Amado...gentil, colorida, com um sorriso do tamanho da lua, uma cozinha com cheiro a café e bolo de fubá, licores com nomes mágicos como jenipapo e jabuticaba espreitando na prateleira.
E claro, a Bia só podia morar numa terra com um nome musical, Tocantinópolis, que eu imagino como um paraíso calmo com ruas ladeadas de jacarandás, quintais com pés de laranja-lima e calçadas onde circulam iguanas, porque no meu Brasil sonhado, há macaquinhos a entrarem pelas janelas e pássaros com tantas cores que parecem acabadinhos de pintar por alguém que quis imitar uma fantasia de Carnaval.
No meu Brasil, a Bia e todos os meus amigos, falam o linguajar dos pássaros utilizando palavras e sons que parecem mantras: acarajé, apinayé, açaí, babaçu, guarumã, orixá, pachiúba, vatapá.
E se eu soubesse, inventava com tudo o que imagino e não conheço, um samba-enredo, para dedicar hoje à Bia, a todos os meus amigos Brasileiros, e a Vinicius, como este da escola Império Serrano:

"CANTAR! É PRECISO CANTAR!
APLAUSOS NO SEU DESPERTAR!
COM A BENÇÃO DE PAI OXALÁ!
VININHA, VELHO, SARAVÁ!..."

PARABÉNS QUERIDA BIA!

29 comentários:

lolipop disse...

Bia...
Desculpa se meu texto vai parecer o patinho feio de sua blogagem, mas foi escrito com o maior carinho.

Ternuras

A todos...

chica disse...

Ficou linda tua participação! Um beijo,tudo de bom e FELIZ NOSSO DIA!!chica

Bia Jubiart disse...

Patinha Linda!!!

Fez-me abrir um sorrisão pela manhã, li seu texto ao lado do maridão.
Quanta honra ser comparada aos personagens de Jorge Amado, o mais brasileiro e universal dos nossos escritores.

Amei a autenticidade do texto! Esta é a nossa linda flor...

É muito bonita a visão que vc tem do nosso país, (tá faltando o NOrte...), Mas vc chegando aqui, e dizendo ser estrangeira fazendo turismo, corre o risco de enfeitarem um índio de cocar, calçar mocassim (como disse meu amigo Ale), e te mostrar o "bom selvagem" todo certinho... Infelizmente é a propaganda que vemos no exterior, de um ídio estereotipado e sem voz... Infelimente.

Não podemos perder as esperanças, devagar (quase parando) as coisas estão mudando.

Fiquei muito feliz com a sua participação. Grata!!!

Mil ternuras!

. intemporal . disse...

.

.

. no dia internacional da Mulher .

.

. deixo flores .

.

. muitas flores .

.

. todas as flores .

.

.

. e um terno e e.terno bem.haja .

.

. paulo .

.

.

Maria Helena disse...

Minha querida Flor, o texto em comemoração ao JUBIART, emocionou-me bastante. Os olhos da sua alma são enfeitados dos Brasis que moram dentro do meu Brasil. Você consegue com seu olhar caleidoscópico enxergar a nossa essência.Obrigada!
Mas hoje quero destacar a mulher que mora dentro dessa embalagem cuja essência encanta a todos que têm o privilégio de conhecê-la!
Bendigo o dia em que fui apresentada a você pela blogosfera!
Feliz dia da Mulher!

Alexandre Mauj Imamura (lostinjapan.tk) disse...

e vc ainda acha que seu texto é ruim, por não conhecer o Brasil, não saber dos índios. E precisa, Margarida? Tem pessoas que parecem vir com o dom de decifrar seres, de sentir o sentimento alheio. Conseguem enxergar além dos que os olhos vêem, vc é assim.

um post encantador, gostei muito mesmo. Vc pode não conhecer o Brasil mas se um dia for lá vai ter tanta gente pra te abraçar,mta gente que te adora.

lindo demais, Margarida!

Lívia Azzi disse...

Loli - mais querida amiga,

Seu texto tem encanto de plumas e atinge meu coração em cheio tomado por tanta sensibilidade que enche os olhos de lágrimas.

Choro de alegria, inquieta de tanto afeto e por ter o privilégio de conhecer essa flor Margarida que cada dia me surpreende (mais e mais) com inebriante perfume e coloridos intensos que exalam aos meus sentidos por imenso carinho e gratidão.

Linda homenagem a amiga Bia, ao blog Jubiart, as amigos de norte a sul do Brasil que com toda certeza têm a praia de Itapuã, imortalizada por nosso poetinha e eternizada em nossa alma e corações preparados para receberem tamanha ternura e retribuírem com alegria, sol e muita emoção-selada por dois Bs unidos pela ponte mágica da amizade assim:

Banzai Brasil


“Se o amor é fantasia, eu me encontro ultimamente em pleno carnaval”. (Vinicius de Moraes)


Mil beijos, abraços, carinhos e afetos...

Adoro-te tanto!

Lívia Azzi disse...

aos amigos (eu digo)

KINHA disse...

Olá Loli

A Bia é uma fofa, adoro ela...
Estou aguardando a sua visita...

Feliz dia da Mulher!

Amanhã é dia de ESPAÇO DAS ARTES, vc não pode perder...

Bjooooooooooo...........

http://amigadamoda.blogspot.com

Nilce disse...

Oi Margarida.
Quanta saudades de você.
Ah como eu queria poder mostrar-lhe o Brasil que também não conheço minha amiga.
O Brasil é um "mundo" de diversidades e maravilhas que nem os mais viajdos dos brasileiros consegue conhecê-lo e entendê-lo em sua totalidade.
Parabéns pelo post, ficou incrível. Lindo!
Adoro você amiga querida.
Parabéns à Bia e a todas nós pelo Dia da Mulher.

Bjs no coração!

Nilce

Glorinha L de Lion disse...

Loli, vc disse que sou única, mas única é vc minha amiga! Hj resolvi te chamar de vc, como fazemos aqui no Brasil, na nossa calorosa brasilidade, cheia de intimidade com quem nos é querido...Seu texto está tão poético e emocionante que confesso, eu, como a Livia, tb fiquei com lágrimas nos olhos. Você imagina um país de sonhos, onde seus amigos, todos nós, tal qual passarinhos, voejamos por sobre a praia que imagina, a praia de Itapoã, onde moramos nesse seu Brasil sonhado. Pintou um quadro de sentimentos, emoções, carinho por esses seus amigos que tanto te amam e admiram. Vc tem poesia na alma e nos enxerga através das lentes do amor e da amizade. Essas sim, as que mostram com transparência e clareza o que vai dentro de nós...Te amo Loli! Vc é única! beijos amiga amada!

José Maria Lobato disse...

Olá cara amiga!!!
Desejo-lhe um Feliz Dia da Mulher, o mundo decerto seria bem diferente, e para melhor, se comandado por mulheres!!!
Beijinhos, Zé Maria

Élys disse...

O seu comentário está lindo, fiquei maravilhado e feliz como você escreve
sobre o Brasil.
Obrigado pela emoção que nos deste.

Parabéns pelo dia de Hoje.
Beijos.

Carla Nunes disse...

Querida, eu gostei do seu post! Nosso Brasilzão é de fato enorme e acabamos não conhecendo nem metade dele!

Bjim


Happy Woman's Day!

Georgia disse...

Parabéns pelo nosso dia!!!!

BJus!!

Ah, gostei do post!

Leo disse...

Ah, café foi feito pro bolo de fubá, ou vice versa...só sei que é muito bom!

Tá mais que convidada pra vir conhecer São Paulo!!! :)

Beeeejos Loli!

Adorei que acrescentou na minha postagem, caiu como uma luva!

Sônia Cristina disse...

Que lindo texto amiga...
Quem é que conhece o Brasil minha flor?
eu diria que ele é quase infinito..

Um bj.

Irene Moreira disse...

Loli

Minha amiga texto seu nunca será patinho feio porque são autênticos, são o que você sente que o tornam maravilhosos e nos trazem uma emoção e energia pelo seu conteúdo seja de que tamanho for.

Amo Vinícius e adorei o final!

Beijos no seu coração

nacasadorau disse...

Loli! Sweetie!

Ficou lindíssimo o teu post, mesmo!

Sabes que vejo um pouco como tu o Brasil?
O pais que sonho, tens as mesmas cores e musicalidade. Os mesmos sabores e nomes com vogais muito abertas e todas muito cantadas...

Felizmente, devido à minha profissão, viajei pelo mundo fora sem sair da mesma casa.
Como guia turística (14 anos) viajei pelo mudo inteiro no conhecimento das pessoas.
E sim, conheci a Amazónia. Gente linda, afável e muito comunicativa.
São todos mais pequeninos do que a média :) essa é a minha impressão, assim como eu, baixotes, mas muito doces.

Os últimos com quem falei, faziam parte do Grupo Folclórico e Etnográfico da Amazónia, e foi mesmo no varão passado.
Adorei conhecer a sua cultura e saber dos seus rituais ainda usados. Isso fascina-me.

Desculpa se me excedi e fugi do tema :)

Huge Hug

Beth/Lilás disse...

Coisa mais linda e pungente o seu texto, querida Loli!
Sinto que aos poucos a nossa brasilidade está a entrar em teu coração, percebo o quanto já entendes, mesmo sem nunca ter aqui estado, como é este Brasilzão.
Não pude participar da blogagem coletiva em homenagem a Bia, mas aproveito o horário facilitado da banda larga para visitar alguns amigos que sempre me deliciam com seus textos e você, claro, é uma delas.
Parabéns ao Jubiarte por este primeiro aninho de vida.
beijos cariocas

Janita disse...

Querida Loli.
Tudo o que escreve tem a simplicidade e a grandeza, daquilo que sai do coração.
Engraçado como, quando a conheci, fiquei com um pouco de receio.
Como a pessoa tão culta e viajada que é, receei encontrar alguém cheia de excentricidades.
Peço desculpa Loli, isto até pode parecer não vir a propósito, mas ocorreu-me quando a vi tão preocupada com a sua prestação para esta blogagem colectiva.
É uma pessoa maravilhosa e possui a simplicidade e a nobreza de quem é GRANDE.
Minha querida a sua participação está "5 estrelas"...
Áh ( estava ver que me esquecia) e Parabéns ao blog da Bia Jubiart!
Beijinhos com ternura.
Janita

BIA disse...

Oi Loli!!!
Muito bacana esta blogagem coletiva da minha xará Bia... seu texto ficou ótimo e as fotos perfeitas!!! Coisa mais linda o indiozinho com a pluminha na mão!!! O fotógrafo conseguiu clicar um momento bem absorto.
Beijos
Bia

Ângela disse...

Minha linda Flor, Acho que algum dia você fará um blog falando do nosso imenso e amado Brasil, nosso porque ele é meu e seu e tantos que por aqui passam, e você além mar, descreve essa nossa terra com alma brasileira,
sentindo nossos cheiros e nossos sabores sem nunca tê-los experimentado, porque você é sensibilidade pura.
Um dia ainda vou passear com você na bela praia de Itapuã, e aqui na minha play list coloquei a musica de Vinicius em sua homenagem.
Sinto saudades suas, mas nunca esqueça que onde eu possa estar você estará comigo.
Adoro você amiga querida.

Cucchiaio pieno disse...

Belíssimo post! Esse ano, se tudo der certo, quero visitar a Amazônia.
Querida Lolipop, o creme de leite brasileiro são as natas portuguesas.
Um grande abraço
Léia

I Love Ski Jumping disse...

    .███:▓
     █   ▓▓▓▓
        ▓  ██▓
       ▓▓    ██▓ ▓██
     ▓▓▓     ██▓▓▓▓███.
     ▓▓▓.     █▓▓  ▓ `██
  .▓░▓░▓     █▓▓  ▓▓   █
 ▓░░▓░░ ▓   ▓▓█  ▓▓▓
▓░░▓░░░░▓  █▓█   ▓▓▓▓
▓░░▓░░░'▓  █▓█ .▓░▓'▓░▓.
'▓░'▓▓' ░'▓  ▓██ ▓░░▓ ▓░░▓
 "▓"  "▓"   █▓█ ▓░░ ▓░ ▓░░▓
           █▓█ ▓░░░▓░░▓░░▓
  ██      █▓█ ▓░░▓'▓▓'▓░░▓
  ███     █▓█ " ▓      " ▓ "
   ████   █▓█     █████
    █████ █▓█   ████  ██
      ████ ▓▓█  ███ ███
        ███ ▓▓ ▓██ ███
         ███ ▓ ▓█ ▓█
       ~. ▓█ █▓ ▓█ .~´
   -~***~.▓▓ ▓▓ ▓█~***~
~***~~***~~***~~***~~***~
Beauty is present,
you just want to see them,
or at least deliberately
do not close your eyes.

/ Theodor Fontane /

Have a nice day and best regards to Polish hot; **

Karolina ; ^

Wanderley Elian Lima disse...

Mesmo não conhecendo , da para ver que você já tem muito do Brasil em seu coração. Venha um dia nos visitar, teremos o maior prazer de recebê-la.
Beijos

Anne Lieri disse...

Loli,seu patinho feio é um cisne,amiga!Lindas imagens e adorei a descrição imaginária da Bia!Sabe que tb tenho essa ideia dela?Muito especial sua participação!Bjs,

Lúcia Soares disse...

Loli, não conheço o blog da Bia, vou visitá-lo já, já!
Parabéns a ela, pelo aniversário do blog.
Sua participação foi, antes de tudo, poética.
Viu o Brasil com os olhos do coração.
Estamos mais "selvagens" nas grandes metrópoles do que nas nossas matas sem fim, com seu verde exuberante, fauna rica e variada.
Nosso Brasil espera por você!
Beijo!

LuH disse...

Ai Lolipop, que lindoooo...

Vc descreve com o mesmo amor que existe no coração de um brasileiro...

Lindíssimo!!

Obrigada por tanto carinho e gentilezas

Bjo carinhoso!

Blogs Amigos e Recomendados

 
Copyright © 2010/2011 Banzai.
Template customizado por Meri Pellens. Tecnologia do Blogger