Sei que há muitas amigas na blogosfera, que estão neste momento a tentar perder algum peso. Este post é dedicado a todas elas.
É sabido que os adultos Japoneses têm a taxa mais baixa de obesidade do mundo desenvolvido. Mais, a sua longevidade é invejável, e o aspecto também, quem é que não viu já uma avó Japonesa com pele e corpo de teenager? O consumo elevado de vegetais, peixe e produtos derivados da soja, menos açúcar e processos simples no que respeita a confecção dos alimentos, são algumas das razões apontadas para isso.
Mas, se em qualquer dieta a atitude é decisiva, vejamos a diferença de atitudes
entre o Ocidente e o__________ Japão.
Vou entrar em dieta.______________________Vou comer de forma a desfrutar da vida e poder gozar de boa saúde.
Perda de peso rápida, partindo de mudanças extremas. ____________ Perda de peso saudável partindo de pequenas mudanças.
Alimentos proibidos, eliminação de grupos de alimentos, utilização de um só alimento ou teoria._______________Equilibrio, moderação e variedade, utilização de todos os grupos alimentares.
Métodos de dieta adoptados de diferentes testemunhos e teorias sem substância._____________Nutrição baseada em informações reais.
A gordura e os hidratos de carbono são nocivos._____________Gorduras boas e bons hidratos de carbono são cruciais para um peso saudável.
Obsessão com as calorias._____Atenção ás calorias.
Quantidade______Qualidade
Unidimensional______ Multidimensional
Forçada_____Saboreada
A comida é o inimigo, fonte de culpa, vergonha e fracasso.______A comida é vida, alegria, celebração.
E para terminar: HARA HACHI BUNME! (Coma até se sentir 80% cheio!)
Na apresentação da cozinha Japonesa, os pratinhos nunca são completamente cheios. Há sempre uma margem por preencher, que assume a mesma importância estética que o vazio na pintura Zen.
Referência: The Japan Diet, Naomi Moriyama
Fotos: Net
Agradeço o carinho que recebi de tantos amigos, e desculpem-me o atraso nos comentários e na resposta a e-mails, mas no fim de semana estou de volta...fresquinha que nem sushi!
Ternuras para todos!!!
LOLI
38 comentários:
ai que legal!!! lindo post! beijinhos!
Este post vai ter muitas leitoras:)
Gostei do conceito "HARA HACHI BUNME!" (parece alguém a mandar vir comigo...) e consider-o acertado.
Detesto ver os pratos cheios e às vezes até mais...
Prefiro a qualidade à quantidade...E depois o lado estético...Comparemos a tua imagem ( a do peixe:)) com uma feijoada...
Oi Lolipop, seu post se encaixou direitinho com a minha realidae: estou tentando perder peso e o pior, é q de forma bem ocidental, Rs. Mto obrigada pelas dicas. Bjo com carinho
Muito legal esse post...e a apresentação do prato também...beijos,chica
Olá querida amiga!
Lindo o seu blog, gostei do que ele contem e de sua forma.
Um beijão.
Olá minha querida!
Adorei o post, representa sinônimo de bem estar e uma vida saudável para adotar sempre...
Apesar de ter um blog gastronômico, sigo muita coisa da dieta japonesa, graças à ascendência e disciplina adquirida com o passar dos anos. Mas tenho muito a aprender! Não dá para ser perfeita em todos os momentos... rs
Bjinhos carinhosos
ola querida,
realmente eh dificil engordar com tanta comida saudavel ne?
:D
beijaoooo.
Oiiii Loli!!!
Falar sobre dieta atrai 99% das mulheres...haha
Quero comecar a tomar Cha Verde, pois sempre leio muitas materias falando de seus beneficios! Nao tomo com frequencia porque nao eh gostoso...:)
Um BJAO!!!
Flor! Na correria desta semana, comi bem menos sem querer, quando fico muito agitada parece que o estômago contrai.
Amo comida oriental! De vez em quando preparo algo em casa, gosto de tempura com camarão fresquinho, nossa! Deu fome agora rsrsrs.
Grata pela força.
Um fim de semana relax p/ vc.
Beijos e ternurasssssssssss.
Tem toda razão na postagem querida Margarida.
Minha Avó esta com 96 anos, é mais fácil me encontrar em casa que encontrar ela... rsrs
Adora bater pernas, estar com as amigas!
E com razão o alimento não é o inimigo, tudo esta na educação que se tem de se alimentar.
Adorei o 80%, não havia me dado conta até estar aqui para saber!
Beijos com sabor de saudades rsrs
Adoro-te
Sou uma apaixonada pela comida japonesa exatamente pela beleza que alimenta os olhos e espírito...
O conceito ocidental de beleza, faz com que as pessoas não mais saibam o que é usufruir uma refeição...Se come contando as calorias...Uma tristeza!
Sou de familia italiana, onde comer é uma festa...existe a fartura sim, mas existe também, o trocar energias em volta de uma mesa...As refeições são celebrações, se come com os olhos também...se conversa entre uma garfada e outra...se ri abundantemente...se fala sério...mas tudo em grupo, em familia. Coisa muito rara nos dias atuais.
Muito lindo seu espaço. Parabéns!
Namastê!
Que post maravilhoso Loli! A mais pura verdade essa confrontação entre dois modos de vida totalmente opostos. Toda a sabedoria oriental versus a nossa pressa, stress,falta de educação alimentar e conhecimento sobre nosso corpo e do que ele precisa.
Vou seguir tudinho ...espero conseguir e mudar essa minha cabeça totalmente ocidentalizada. Que bom que já está melhor! Sinto vibração positiva vindo daí, beijo grande!
Ei Loly!
Que sabedoria de texto, temos muito o que aprender com os japoneses, principalmente no que diz respeito a levar uma vida saudável!
Gd beijo
Oi Margarida,
Que dicas preciosas para quem está fazendo regime,muito obrigado.
Beijo Lu
Oieee!
Confesso que eu quando morava no Japão eu comia bem melhor... eu me sentia satisfeita comendo muito pouco. Acho que é muito da reeducação alimentar... é possível optar por uma dieta saudável, sem se sacrificar...
Kisu!
A obesidade só entre nós se alargou
quando a dieta mediterranea acabou.
(o indice de massa corporal da minha familia é invejável, acredite...)
Meus parabéns aos japoneses que defendem a sua cultura e gastronomia. O bom senso português está a perder-se...passando a ocupar a barriga.
Querida Loli!
Algumas pessoas que conheço dizem que não se adaptariam ao Japão e seus costumes, mas acho eu que se fosse para lá morar, rapidamente me adaptaria, ou pelo menos tentaria, pois eles me parecem tão equilibrados emocionalmente e refletem isso até na alimentação e no respeito ao ato de comer.
Teu post está excelente e grande incentivo para todas nós que sofremos com a dieta imposta.
beijos cariocas
A postagem ficou divertida, reflexiva e saudável, querida Loli!!
Ainda aprendo a comer outras verduras e legumes além da couve e da batata [frita]. Até meus pequenos adoram beterraba, cenoura e talo de couve, acredita?!
Já o HARA HACHI BUNME é fácil para mim. E a estética da comida japonesa é mesmo sublime!
Beijos e ternuras...
é Margarida.... postou a sabedoria alimentar japonesa em um post sucinto e bem claro. Dá resultados, são poucos os gordinhos por aqui, vc sabe disso porque conhece bem por aqui.
acho bonitinho q muitos vão comer, fecham os olhos... perguntei porque: para "travar" os outros sentidos e concentrar-se no paladar. assim, sacia-se mais rápido sem comer tanto.
maravilhoso, seus posts sempre o são.
bjs
Margarida minha flor, percebo que você faz sua dieta direitinho, e eu nem tanto rsrsrs. Adoro comer!!!!!apesar de não gostar muito de cozinhar, tudo que faço é bem apetitoso, e aqui em casa tem uma nutricionista, mas eu falo que ela é uma nutricionista fajuta (falsa) porque ela é a que tem piores os habitos.
Fique bem minha querida, um beijo enorme com muitas borboletas.
Minha querida Loli!
Sweetie!
Não estou nesse grupo, mas achei delicioso e muito correcto tudo o que aqui nos dizes.
Como de tudo um pouco e não sou nada esquisita, só não como nada cru, excepto saladas e frutos, claro.
Uma só vez perguntei ao médico o que fazer para emagrecer. Tinha deixado de fumar e engordei 4 quilos.
A resposta foi esta:
Compre uns ténis.
Dê mais aos pés e menos aos dentes!
Beijinhos
Ná
Não canso de me surpreender e me fascinar com o quanto a cultura oriental é baseada em sabedoria, bom senso, lucidez, serenidade, dignidade e respeito (a si mesmo, ao próprio corpo, à própria mente, aos outros, ao mundo ao redor).
Enquanto isso, no ocidente, a questão das dietas é tratada de modo doentio, ignorante, fútil e extremista.
Por que nós, ocidentais, somos tão vagarosos em aprender com nossos "vizinhos" orientais?
Que maravilha de post minha amiga.
A verdade é que somos ansiosos por perder peso logo e essa ansiedade nos faz voltar a comer muito.
Sabedoria oriental é sempre a melhor em questão de saúde e qualidade de vida.
Parabéns e obrigada pelo belo post.
Bjs no coração!
Nilce
adoro comida japonesa!!
Eu tenho sério problema com inchaço! Tomei um remedio por mais de 1 ano e inchei feito um balão, Eu pesava 50 e poucos kilos agora peso 77! O inchaço se transformou em gordura, dai troquei de remedio e perdi 2 kilos só no primeiro mês e não inchei mais! E isso só trocando o remedio pois minha alimentação sempre foi a mesma. agora espero indo para o japão emagrecer mais...me desintoxicar rsrsrs
Olá, Margarida!
Não fazendo parte das amigas a quem o tema é dedicado, nem tampouco com necessidade de emagrecer, ainda assim vou meter a minha colher.
Pois, nós portugueses, de um modo geral, gostamos muito de estar perto da comidinha; adoramos juntar-lhe os amigos em volta da mesa, e é uma festa...faz parte da nossa maneira de ser, de socializar.
Mas o pior, acho eu, foi a mudança de hábitos alimentares: Fugimos da nossa alimentação tradicional,mais saudável, para embarcar em tudo quanto é moda, ditada pela aculturação que temos vindo a sofrer, sobretudo os mais jovens- que hoje parecem só gostar de comer lixo, ou, junk food - para soar mais fino...
Neste aspecto, temos muito a aprender com os Japoneses, os quais, desde que me lembre, sempre vi assim - enxutos e elegantes.
beijinhos, bom fim de semana.
Vitor
Amei o post! Fora que a comida japonesa, em si, é uma delícia! Todo mundo tem capacidade pra entrar numa dieta, emagrecer e ser mais saudável. Mas tem gente que se sente acomodada, sempre coloca um impecilho... Então, o mais importante é ter força de vontade!
Minha amiga Flor, o seu post é tudo de bom! Não tenho problemas com sobrepeso, mas as dicas da dieta são importantíssimas para uma vida saudável e para a manutenção do peso.
Não se preocupe qundo não puder aparecer no blog pois você está sempre presente no coração de cada seguidor. Bjs!
.
.
.
. aqui .
.
.
. a construção é sempre as.cendente .
.
.
. e alicerce fecundo a melhorar o mundo .
.
. um bom fim.de.semana .
.
.
. entre.o.apontamento.do.costume .
. [que.te.deixo.e.re.deixo] .
.
. paulo .
.
Querida Loli, Ângela deixou um comentário lindo para você no post: A minha amiga flor:Lolipop.
Bjs!
querida amiga, fui até Maria Helena e não resisti quando por lá vi uma poesia em sua homenagem, e acabei deixando um comentário que agora também deixo aqui.
Margarida minha flor predileta
com tantas pétalas, e sem perfume,
mas que em sua simplicidade traz tanta beleza.
As borboletas estão a pousar no jardim de sua
pureza.
Distribuindo encantos e doçuras
Minha flor predileta, não deve sentir tristezas, estaremos sempre aqui para agradecer cada gentileza.
Você já me fez chorar, você já me fez sentir que vale a pena acreditar...
Então, acredite estamos aqui pra te amar.
O mar pode nos separar, mas isso não é nada
sinto-te aqui, em cada vez que ouço sua voz.
Acredite que nesse nosso país imenso podes encontrar muitos amigos, que por ti tem sentimentos.
Você consegue sem pensar ou perceber unir corações, numa corrente de amizade unidas por mãos entrelaçadas.
Acredite minha flor predileta, que temos por ti um sentimento profundo, de amizade, carinho e respeito e isso você encontrará não só aqui nesse nosso país tão imenso, mas em Tokio ou Portugal em toda parte mundo, porque você é única e de puro sentimento.
um beijo e muitas borboletas querida amiga.
Oi Margarida,
Adoro comida oriental vegetariana. Pena que não consigo encarar uma alimentação saudável full time.
Bjkas e um ótimo sábado para vc.
http://gostodistonew.blogspot.com/
Olá Lolipop!!
Que saudades daqui! Estive ausente um longo período, mas espero que esteja tudo bem contigo! Estou voltando aos poucos...
Adorei esse post comparativo entre a forma de se alimentar do Ocidente e do Japão. A cada dia admiro mais a cultura e os costumes japoneses, sabia? Muito mesmo.
Um beijo, querida
Carla
Amiga querida, quero emagrecer também, mas no meu caso, acho que é mais falta exercícios.
Adorei seu post. Aliás, adoro o Banzai e você, amiga. Nunca esqueça.
Beijo na alma!
Oi LOLI!
Nao atoa que os japoneses sao tao saudaveis,nao é?!
Sabe,ando aderindo a todas as dicas pra nao sair do peso ideal!Na verdade acho que é mais pela qualidade de vida do que pela estetica!Pensando bem,acho que é igual pelas duas coisas!rs
Meu marido ate diz q estou magra mas eu prefiro cuidar pra depois nao ter trabalho!
"Equilibrio, moderação e variedade!"
Perfeito!
Amei o post!Alias,tudo que vc escreve!
Beijos,linda!
NOT!!! eu gosto de um prato bemmmm cheio de sushis :)
beijos queridissima.
Deve ser mais fácil fazer dieta no Japão :)
http://vemcaluisa.blogspot.com/
Olá Margarida!
Você sabe pelo blog que costumo exagerar de vez em quando mas é só nos finais de semana...rs...durante a semana procuro não fazer extravagância. Mas digamos que ainda não cheguei no estágio "Hara Hachi Bunme"...digamos que estou no 100%...(antes eu só parava no 120%...rs...)
Bjo e boa semana,
Carlos
Enviar um comentário