terça-feira, 18 de janeiro de 2011

BLOGAGEM COLECTIVA - 1º ANIVERSÁRIO DO BLOGUE "A VIDA DUMA GUERREIRA"

Antes de qualquer amor vem a paixão. Chega sem prevenir, e tem a força duma enxurrada. A paixão é sempre uma rendição, total, incondicional, a uma pessoa, uma causa, um quadro, um livro, ou...uma paisagem. Há anos atrás, era Verão  e eu apaixonei-me.
Quando desembarquei pela primeira vez no Aeroporto de Narita, em Tóquio, estava longe de pensar que ia encontrar o meu sapatinho de Cinderela, literal e metafóricamente falando. Para mim, a viagem ao Japão era apenas uma peregrinação lógica. Leitora ávida da ficção de William Gibson ( que como diz o Alexandre poderia ser o famoso escritor parente da Nilce), e fã de culto do Blade Runner, eu ia procurar em Tóquio as imagens do futuro. Filmar, fotografar, passear, exactamente o que fazia em todas as outras viagens. E no dia marcado, o avião de regresso estaria à minha espera, e provavelmente não voltaria lá. O Japão era demasiado longe, demasiado caro, demasiado estranho.
Mas não foi bem assim que as coisas correram. E não me perguntem quando é que tudo começou. Poderia ter sido quando vi pela primeira vez o crepúsculo assombrado de néons em Shinjuku, ou quando, numa viela iluminada por lanternas, senti o cheiro acre e fortemente iodizado da comida Japonesa. Na livraria Kinokuniya quando folheei as páginas do meu primeiro livro de Murakami, ou teria sido quando encontrei as sapatilhas que me levaram, como se fossem os sapatinhos da Dorothy no Feiticeiro de Oz, para lá do imaginado, percorrendo territórios oníricos, templos mágicos, passeios à beira do Sumida.
Fosse como fosse, a verdade é que me apaixonei. De modo fatal e irreversível. Perdida entre as lembranças difusas da África que me viu nascer, e a adolescência numa terra que me era estranha, eu tinha, até aí, como a Rachel do Blade Runner, a sensação de alguém a quem tinham sido dadas memórias em retratos desabitados. Todos nós temos a nossa paisagem interior, aquela que nos faz e desfaz, que permanece conosco sempre. A minha é o Japão.
A paixão daquele Verão transformou-se em amor. Um amor tecido com o carinho, a paciência, a lucidez que a paixão não tem. Um amor capaz de sobreviver à distância, à saudade e à ausência.
Quem sabe um dia, o avião de regresso se transforme em abóbora como a carruagem na história da Cinderela, e eu possa ficar...

Um beijo muito especial para a Nilce, minha querida amiga guerreira, pessoa doce e sã de coração, a quem nem as dificuldades esmorecem o sorriso bonito. Parabéns por um ano de blogue! Que seja o primeiro de muitos.

56 comentários:

Nilce disse...

Oi minha amiga querida

Paixão transformada em Amor pela terra do Sol Nascente.
Lindo, Margarida, e você declarou muito bem, que de início nos colocamos a pensar em alguém e não em país.
Com você todos nós vivemos essa paixão. Você nos traz o que de mais interessante há na história e cultura deste país.
Acho ainda que você morou 11 meses do ano passado fora de casa. rsrs

Adorei a sua Declaração de Amor.

Obrigada pelo carinho minha amiga querida.

Bjs no coração!

Nilce

PS: Já te contei que meu pai se chamava Willie Gibson?
Meu irmão mais novo é Willie Gibson Filho.
Sabe-se lá porque meu avô colocou este nome em meu pai.

ESpeCiaLmente GaSPaS disse...

Parabéns ao blog da Nilce :)

Alexandre Mauj Imamura Gonzalez disse...

Foi um post maravilhoso, porque muita gente só sabe do Japão o que vê na tv e nos filmes. é o mesmo que acontece com o Brasil (terra de "mexicanos", só samba, sexo na rua, crime e tráfico) e tantos países. As sutilezas do Brasil, as coisas únicas que o Brasil tem, ninguém conta.

e com suas palavras você mostrou o Japão paupável, o que sentimos ao estar aqui: antigo, novo, bizarro, poético, agitado, calmo, ocidental, ocidental, tudo misturado e único.

o bacana, Margarida, é que vc sabe entender a essência de um país mesmo sem ter origem nele, nem vivência (estudos, religião, o que for). é refinamento de alma, pq tantos moram aqui há tantos anos...e ainda acham que Japão é sushi e nada mais.

adorei sua postagem! a blogagem promete, tem muitas feras. E viva a amada Nilce!

Denise disse...

Olá minha querida,

Que lindo post! Adoro a sua forma de escrever, me cativa muito. O Japão realmente é um lugar especial, tenho muito a desbravar... rs

A Nilce é uma amiga maravilhosa, mais do que merecida esta homenagem! Estão de parabéns!!!

Bjão saudades

Fragmentos de Ser... disse...

passando pra conhecer tua escrita e deixar convite pra que conheça versos meus.
cores e flores pra ti

Chica disse...

lINDA DECLARAÇÃO,aDOREI LER!BEIJOS,CHICA

Astrid Annabelle disse...

Maravilhosa declaração de amor à esta terra encantada que é o Japão!
Loli você arrasou com este seu post!
Lindo!
Beijos e viva o blog da Nilce!
Astrid Annabelle

Lu disse...

Oi Querida,
Que linda declaração você fez,deu para viajar em suas palavras tão doces sobre essa terra de encantos.
Beijos Lu

nacasadorau disse...

Hello sweetie!

Só podia ser esta a tua grande paixão que se transformou e amor puro, isso está presente e é mais do que evidente em tudo o que escreves.

Parabéns pelo magnífico texto e muitos parabéns a nossa querida Nilce.

Beijos

Wanderley Elian Lima disse...

Olá Não conhecia esse blog, vou lá conferir. Parabéns pela postagem.
Bjux

Maria Helena disse...

Querida amiga, eu tenho um fascínio pelo Japão. A cada linha que lia o fascínio ia se transformando em paisagens reais na minha mente com a orientação do seu olhar. Divaguei!!!Foi uma ótima viagem pelas paisagens encantadas!
Parabéns a Nilce! Parabéns a você!
Beijos!

Manuela Freitas disse...

Olá Loli,
Grande paixão, grande amor...vivemos assim de paixões e amores inexplicáveis, mas que nos podem prender por toda a vida!
Beijos,
Manu

Tati Pastorello disse...

Oi querida Lolipop, amei sua declaração ao Japão. A maneira como descreveu cada detalhe, o enamorar-se, foi onírico e real. Este amor está em cada post, está na existência deste blog, mas assim, detalhado numa declaração de amor, ficou lindo demais! Beijos.

Élys disse...

Com a sua narrativa senti saudades de um país que nunca visitei. Excelente a sua declaração.

Glorinha L de Lion disse...

Minha amada Loli, sabes, eu tenho essa mesma paixão, esse mesmo amor pela Itália...um amor inexplicável, desde que lá coloquei meus pés, como se uma parte de mim já conhecesse aquele lugar. Acho que o Alê partilha dessa mesma paixão. Que lindo isso, esse amor por um lugar, como se no passado, tivéssemos vivido lá. Amei sua estória de amor, beijos amada,

Meri Pellens disse...

Amiga, por ventura não seria a distância a alimentar ainda mais este amor? Se talvez você morasse no Japão, acostumaria. Contudo, torço para que consigas morar lá definitivamente, se isto é teu desejo. Amei seu texto!
Beijo na alma.

Ângela disse...

Minha Flor predileta. Obrigada, por hoje ser a Margarida, essa sim é você!!!
Nunca tive atração pelo Japão, a não ser pela comida, e olha que já contei que tenho sobrinhos mestiços (que tanto amo). Aqui no Banzai, através dessa paixão e desse amor que você demonstra por esse país, eu também me apaixonei, só que nisso tudo tem um agravante eu me apaixonei primeiro por você, depois pelo Banzai, e por último pelo Japão. Amiga querida seja onde você estiver em Portugal ou no Japão meu amor por você irá junto.
Tenha um ótimo dia. Adoro a maneira como você escreve, e também adoro ver, ler e sentir essa paixão e respeito que você tem pelo Japão.
Vc. é especial.
beijos e ternuras

diariodumapsi disse...

Ei LolY!
O seu blog já é uma declaração de amor ao Japão, E a cada dia com muita paciência e ternuras também nos tem levado a nos apaixonar por esse maravilhoso país.
Adorei sua postagem.
Gd beijo

António Rosa disse...

Lindíssimo, mas lindíssimo post de homenagem á Nilce e a si mesma, Lolipop. Há muito tempo que não lia nada tão arrebatador, tão intenso. Como a compreendo! Sinto em mim esse arrebato, mas pela Patagónia argentina e não sei explicar, pois só lá fui uma vez.

Lindo.

Parabéns a si e à Nilce.

P.S.: fiquei a saber que vem de África...

Lúcia Soares disse...

Lolipop, sua declaração de amor ao Japão é linda.
Quem sabe não foi de lá, em outra época? Se acredita nisso... Eu não sei se acredito ou não.
Mas há coisas inexplicáveis em nossas vidas, não?
O amor a algo ou a alguém tem que ser expresso de maneira profunda, sempre.
Estou conhecendo o Japão através do Alexande e agora de você. É mesmo apaixontante.
O ritual aos mortos, que ele mostrou hoje, me comoveu de verdade.
Um VIVA! ao amor e à oportunidade de cantá-lo, glorificá-lo! Que seja hoje e sempre!
Beijo!

Beth/Lilás disse...

Loli, querida!
Eu sabia que você iria declarar-se apaixonada pelo Japão e não é para menos, afinal o país além de lindo tem uma filosofia que se encaixa com seu modo de ser e pensar.
Também já amo esta terra, mesmo sem ter nunca lá pisado, mas pelo respeito a tudo que é vivo neste planeta e o carinho que têm pelas pessoas mais velhas.
Lindo seu post. amei!
bjs cariocas

M. disse...

Também gostas do Blade Runner:)

Paixão estranha a tua. E por isso bela.

Irene Moreira disse...

Loli
A paixão, o momento que o nosso coração é fisgado não importa porquem é um momento único que viverá conosco para sempre.

Linda declaração, lindo conto de fadas e que muito em breve não exista mais essa distância eque consigas matar as saudades ficando para sempre pertinho do seu Príncipe encantado.

Parabéns a você a Nilce por proporcionar um momento de encongtro para falarmo de amor.

Beijos

Socorro Melo disse...

Oi,

Também participo da blogagem coletiva, em comemoração ao aniversário do Blog da Nilce, e é um prazer estar aqui.
Adorei sua declaração de amor, seu texto, bem escrito, e a paixão, aliás, o amor declarado a uma terra, que conquistou seu coração.

Voltarei, com calma, pra conhecer melhor esse Blog, que já gostei.

Beijos
Socorro Melo

nacasadorau disse...

Really??????????

Fico muito feliz!

Fui eu que o fiz, todinho, mesmo a foto do layout que é uma das janelas da sala onde existem cinco.
Ah! as margaridas azuis na foto, ofereci-as ao José no dia em que ele esteve mais doente.

Sou doida por flores azuis, especialmente violetas.

Hugs and kisses.
Sabes que também publiquei no Diverse sobre o tema da Blogagem?
A Nilce é realmente um doce.

Lívia Azzi disse...

Que lindo, Loli!

Amor é assim mesmo: capaz de sobreviver à distância, à saudade e à ausência.

O mágico de Oz é um dos filmes que mais me encantou na infância. O Alex gosta muito do Blade Runner e da trilha sonora.

O Banzai resplandece amor, por isto nos encanta e nos fascina tanto... Amável como você, amiga linda!

Beijos e ternuras!!

Janita disse...

Olá Loli.
Tão avassaladora foi essa paixão que virou amor eterno, verdade?

Adoro a forma como nos transmite, em tudo o que escreve e publica, esse encantamento mágico que sente, pelo Japão e a sua cultura.

Felicidades para a Nilce e parabéns a quantos estão a participar nesta blogagem colectiva.
Beijinhos
Janita

William Garibaldi disse...

Deuses! A sua doçura transcende as palavras Loli!
Que especial tu és!
Lindas imagens e linda partilha!

Apaixonei-me! Amei!

Já dei os parabéns pra Nilce e agora vim te visitar!
Bejus de Luz!

Macá disse...

Lolipop
Eu tenho me encantado cada dia mais com o Japão através dos olhos e escritos do Alexandre. Agora, conhecendo você, tenho certeza de que vou gostar ainda mais.
Muito bonita a sua declaração de amor ao Japão.
bjs

"(H²K) - Hamilton H. Kubo" disse...

Uma paixão aflorada em dia de verão que com o passar do tempo tornara-se amor e amor nunca é em vão!

Margarida que postagem maravilhosa, rica em detalhes e mais ainda nos cobrando grandiosa imaginação.
Posto os protagonistas que instintivamente colocamos em cada cena sua descrita.

Perfeita e apaixonante como sempre!

Beijos meus querida adorada Margarida.

MANUPINK disse...

PARABÉNS PARA A NILCE E P/ VC MIGA! AMO SEU BLOGUICHO!BJS!

Lu Nogfer disse...

Querida Loli!

Que linda essa declaraçao de amor!

Parabens ao blog aniversariante e a voce pela linda e comovente historia!

Beijos carinhosos desta simples amiga que muito lhe admira!

Carla Farinazzi disse...

Oi Lolipop!

Me apaixonei, isso sim, pelo teu texto! Poxa, que linda declaração de amor pelo Japão...! Eu, que já sou apaixonada por este país, sem o conhecer, me rendo... Sinceramente, eis que tenho cada vez mais e mais vontade de conhecer a terra do sol nascente.
Mil beijos, eu realmente me apaixonei pelo que você escreveu. Por sua declaração de amor.

Carla

Ricardo Calmon disse...

OLÁ AMIGA CARÍSSIMA MARGARIDA:

EM DIAS DIFÍCEIS PARA ESSA CIDADE LINDA,AQUI POUSO PARA AGRADECER PRESENÇA TUA EM CAMPOS MEUS DE GIRASSOIS

VIVA LA VIE

BZUZ GIRASSOLICOS NA ALMA

VIVA LA VIDA

MAQUIAGEM EH TUDO !!! disse...

Oi minha lindonaaa, parabéns por esse um ano de blo.
Se importa q eu te siga????
Ja to seguindoooo
se importa em me seguir???rsrs
Conto com vc, miga e parabéns pelo blog , template maneiro
bjks, Vanessa Ramos
www.maquiagemehtudo.blogspot.com

Cammy disse...

Oi Loli!!
Que lindo post!
Parabens para a Nilce! :)
bjinhos!

Kelly disse...

Amor....como é bom senti lo e melhor ainda poder expressá lo. Adorei sua participação. Parabéns, beijos

Meri Pellens disse...

Amiga, tem carinho par ti: http://www.soporagora.meripellens.com/2011/01/viva-banzai-por-glorinha-de-lion.html
Beijoooo...

nacasadorau disse...

Sweetie!

Tens um miminho lá na casa.
Passa lá.

Tight hug and a tender kiss.

Anne Lieri disse...

Muito linda sua participação nessa blogagem coletiva!Gosto de te ler,pois escreve com paixão!Bjs,

Pedro Ferreira disse...

Amiga Margarida!

Vim da minha mãe e não podia deixar de passar aqui, mesmo que de corrida, como sempre.

Parabéns por ser a menina querida que tanto carinho desperta em todos, mas especialmente na minha sweet Mum.

Não valorize quem não a merece.
Valores mais altos se levantam.
Viva a amizade! Banzai!

Beijo
Pedro

Mila Lopes disse...

Lindo seu espaço, adorável sua postagem...
Não conhecia, mas estou encantada com tudo aqui....

Bjs

Mila

http://milallopes.blogspot.com/

Mônica - Sacerdotisa da Deusa disse...

Oi Margarida!
Vim através do blog dos queridos amigos Alexandre e Glorinha. Vi tanto carinho direcionado a ti que quero tbm fazer parte do seu blog, pois é uma pessoa muito querida e ainda querida dos meus queridos. Seu blog é um encanto, parabéns flor.
Beijinhos.

Flores e Luz.

orvalho do ceu disse...

Parabéns pelo seu níver, querida, no dia de hoje (20)!!!
Seja abençoada e feliz!!
Bjs festivos por aqui e dentro do seu coração também.

Irene Moreira disse...

Loli
Linda Margarida venho aqui neste dia especial de mãos dadas com todos os seus amigos fazer uma declaração não só de amor mas de uma bgrande e verdadeira amizade.

Viva a amizade - BANZAI

Acordei e cai nesta festa tão linda que não pude deixar de aderir e participar.

Mamyrene se vestiu para comemorar a nossa amizade.

Beijos

Bombom disse...

Lollipop, adorei a sua Declaração de Amor ao Japão, um país com o qual me identifico bastante pelos valores que preserva. Vi as homenagens que as Amigas lhe fizeram e adorei. Também quis vir deixar-lhe o meu abraço fraterno. Voltarei mais vezes. Bjs. Bombom

Júlia e Vinícius disse...

Mais uma linda homenagem, que delícia ler todas as homenagens por aqui!!

Carla Farinazzi disse...

Oi lindeza!!!

Quantas homenagens lindas! Permita-me lhe dizer que realmente você é MUITO querida nessa imensa blogosfera. São verdadeiras amizades construídas ao longo de posts maravilhosos, cheios de informações, sensibilidade, carinho e ternura. Você merece!!!!!!!!! Isso e muito mais!
Espero que fique bem, querida!

Um beijo

Carla

nacasadorau disse...

Sweetie!
Minha querida Loli!

Sei que a felicidade também pode doer, pela sua extrema intensidade.
Mas sei também, que hoje esta dose de pura ternura, muitíssimo merecida, tu a guardarás para sempre no teu coração.


Neste dia tão especial, onde a verdadeira amizade (que não precisa de ser provada mas ainda assim se provou) ficou bem claro que há valores pelo quais nos regemos que nunca serão quebrados!!!!!!!

Esta onda de ternura e total solidariedade não partiu de mim, mas dos amigos Alexandre, Meri e a Glorinha. Eu fui tão somente mais uma das que aderiu.
Não preciso dizer-te a emoção que senti já ontem à noite quando li o poema e ouvi o Vídeo.
Chorei baba e ranho!
Mas estou tão feliz por ti :)))))

BANZAI! BANZAI! BANZAI ... UM MILHÃO DE BANZAIS

Abraço forte e beijão

joaquimdocarmo disse...

Há paixões assim... que enchem de amor os corações!
Beijinho de parabéns por esta "Declaração de Amor" tão bonita!

Bombom disse...

Um beijinho especial pelo Aniversário do BANZAI, no dia em que O MEU ESTAMINE completa 1 ano de vida. BANZAI! VIVA A VIDA!
Com emoção, Bombom

Maria Rodrigues disse...

olá sou amiga da michele Lynn e ela me passou o seu blog. Abraços!!! Maria Rodrigues

Chica disse...

Volto pra te parabenizar pelo niver!Felicidades e nossa amizade sempre!beijos,chica

EdeA by Ester disse...

O bom mesmo é abraçar a vida com paixão!
Linda essa homenagem pra sua amiga Nilce, e linda a homenagem que vc recebeu da sua amiga. Voce é luz Loli (seu nome já diz).
beijos

Anónimo disse...

http://prixviagrageneriquefrance.net/ vente viagra
http://commanderviagragenerique.net/ viagra generique
http://viagracomprargenericoespana.net/ viagra precio
http://acquistareviagragenericoitalia.net/ viagra

Anónimo disse...

http://prixviagragenerique50mg.net/ viagra prix
http://prezzoviagraitalia.net/ costo viagra
http://precioviagraespana.net/ precio viagra

Blogs Amigos e Recomendados

 
Copyright © 2010/2011 Banzai.
Template customizado por Meri Pellens. Tecnologia do Blogger