"Sho" significa caligrafia e "Do" caminho. Chama-se Shodo (Shodou), à arte japonesa de escrever ou desenhar caracteres sobre papel, normalmente de arroz (washi), utilizando pincel e tinta preta de carvão (sumi).
O traço do pincel tem que ser único, sem retoques posteriores. Um shodo, pode conter um ou mais caracteres, a peça pode ser um poema, um provérbio ou qualquer outra coisa. No shodo, uma arte com três mil anos, cada peça é única e irrepetível
Por mais que dois shodo tenham os mesmos caracteres, nunca serão iguais. O diferente manusear do pincel, produz traços com densidades distintas e nuances subtis de preto e cinza. O papel artesanal em que o artista trabalha, possui frequentemente fibras e vincos, que fazem com que a tinta fique "esborratada" produzindo um efeito estético muito bonito.
Tradicionalmente, os shodo, devidamente emoldurados eram colocados no tokonoma (local de honra) das casas. Hoje, podem ser encontrados a enfeitar as paredes dos sítios mais diversos.
Por mais que dois shodo tenham os mesmos caracteres, nunca serão iguais. O diferente manusear do pincel, produz traços com densidades distintas e nuances subtis de preto e cinza. O papel artesanal em que o artista trabalha, possui frequentemente fibras e vincos, que fazem com que a tinta fique "esborratada" produzindo um efeito estético muito bonito.
Tradicionalmente, os shodo, devidamente emoldurados eram colocados no tokonoma (local de honra) das casas. Hoje, podem ser encontrados a enfeitar as paredes dos sítios mais diversos.
Confesso que comprei no Japão um livrinho com alguns exemplos de shodo e já fiz as minhas próprias experiências, muitas foram rasgadas, mas outras foram mais ou menos aprovadas, e ainda enfeitaram paredes, durante algum tempo. Agora, acabou-se-me o washi!
29 comentários:
Querida Loli!
Gostaria muito de tentar fazer uns shodos. Acho-os lindos.
Verdadeiras obras de Arte!
Os teus posts encantam, ensinam e despertam em mim, cada vez mais, a vontade de conhecer o país do sol nascente.
O teu adorado Japão. Só não digo "nosso" porque a tua paixão é forçosamente maior do que a minha.
Huge hug and loads of kisses.
Ná
Ei Loly!
Vir aqui é sempre uma aprendizagem!
òtimo fim de semana para você.
Gd beijo
Se mostrar um p´ra gente
eu ficaria contente!
Pode ser?
Alguns anos atrás fui a uma feira japonesa aqui na cidade e uma senhora estava fazendo essa arte, me encantei. Tenho na minha casa, escrito "sabedoria". Bjoss
Olá Loli!
Deve ser muito interessante fazer este trabalho...shodo!
Eu aprendi na escola que um desenho não deve ser rasurado...do jeito que você o cria deve ficar...
Isso nos leva a considerar que na vida deveríamos aplicar esta técnica...viver sem rascunhos ou emendas!
Gostei muito.
Parabéns.
Beijos
Astrid Annabelle
Oi, Loli!
Lindo,adoro shodo!
Bom final de semana.
Bjoss
Tudo no Japão tem um significado e uma história. Isso me encanta.
Bjux
Oi Loli! A filosofia e culturas orientais me encatam. Quantos anos levam as pessoas para saber escrever todos os milhares de caracteres? Devem levar a vida toda e ainda falta aprender algum...muito bela esta arte.
Lindo post. beijos,
Lolipop,
Você me deu uma ideia maravilhosa! Reformei minha casa uns tempos atrás (tudinho). Piso, telhado, paredes, etc.
E não pendurei nenhum quadro ainda!
Pois quero um shodo para minha parede. Já decidi! Agora então que (graças a você) sei como são feitos, que não há dois iguais, fiquei encantada com a arte.
Vamos à procura!
Beijos, e obrigada!
Carla
Olá,Margarida!
Bonito o post, interessante o tema, que me faz recordar a passagem por África, onde estes trabalhos se encontravam muito mais presentes do que aqui.
E quanto ao ter-se acabado o washi, acho que tem assim um cheirinho a desculpa de mau pagador, mas, pronto, é capaz de ser verdade ...
Beijinhos, bom fim de semana.
Vitor
Eu vi uma vez um carinha na rua fazendo shodo... queria comprar um mas acabei não comprando... Realmente, é uma arte e precisa ter mta sensibilidade pra poder fazer um lindo traçado...
Kisu!
Oi querida.
Lindos, verdadeiras obras de arte. Mais uma coisa que aprendi contigo.
Estou aqui na minha mãe e tenho que vir na minha sobrinha para usar a net. Mamy fica me chamando. hehe
Terça estou em casa novamente. Deixei posts prontos.
Teamodoro minha linda.
Bjs no coração!
Nilce
Sempre achei linda as artes do Japäo, meu tio de Säo paulo morava no bairro da liberdade ele tinha em casa um shodo a mäe lhe havia pintado antes deles partirem ao Brasil, eu amava passar férias por lá só pra ir ao grande mercado Japones comer os docinhos,kkk
poe foto dos que vc fez? poe! poe!!!
bj
Oi Margarida,
Eu adoraria ter alguns enfeitando minhas paredes. São lindos.
Bjkas
Magnífica arte milenar essa que envolve criação e expressão singular. Encantei-me pelo material, papel de arroz (washi), e tinta de carvão (sumi). Vale dar uma continuação ao post (fazer versão II) e nos brindar apresentando fotos de seus Shodo juntamente com o relado da experiência em pintá-los.
Um beijo, querida Loli!
Maravilhoso trabalho, beijo Lisette.
Há uns anos atrás vi algo sobre o assunto. Fica bem bonito né?
Oi,
Esses shodos que vc mostrou são muito fortes e bonitos. Vi o que o Ale escreveu. obrigada pelo elogio. Gosto muito de shodo, traz muita paz interior.
Elisa
Olá! Foi através do blogue de Alexandre Mauj, que tanto admiro, que tive conhecimento do seu próprio. Deixe-me segui-lo, sim? É tão giro. Um abraço
ah amor a arte Japonesa é tão perfeita quando o assunto é estética e beleza
ah amor muito obrigado
mas não esqueça de dizer amanha, nem que seja para o teu gatinho
Viva a poesia
aaholla ,anjo protetor das terras do nascente sol,te auscultar, sorver textos teus,é a vida desgustar ,siempre em sabor de melllllllllllllll!
bzuz girassolicos en cuore tuo!
viva la vie
Que lindo eles são e interessante tua postagem.Um beijo,tudo de bom,chica
Ah! Eu acho linda essa arte! Não é qualquer um que consegue.
Beijos na alma, amiga!
Loli
Interessante e me pareceu ser fácil de fazer, pois os detalhes e beleza fica pela forma como traças no papel.
Quando dizes que acabou o washi - ele é vendido só no Japão?
Não sei se minha pergunta foi boba, mas é melhor perguntar do que ficar sem saber.
Beijos
Sempre cativantes os seus post sobre essa cultura milenar das terras do sol nascente! Não sou bom a lidar com pincéis, jamais conseguiria fazer um "shodo" minimamente interessante!
Beijinho e um muito obrigado pela solidariedade. Bom domingo!
Gosto muito dos shodos ( e gostava muito de saber fazê-los -um workshop, talvez...), mas gosto ainda mais do "teu" novo visual, que está muito, muito lindo! Joquinha graaaaaaaaaaaaaaaande!
BELO POST!!!!APRENDI MUITO AMIGA! VALEU PELA SUA VISITINHA NO MANUPINK.BJOKITAS E BOM FERIADO!
Olá minha querida, tudo bem?
Admiro essa arte, é bastante cultivada no Brasil porque em São Paulo existem muitos descendentes, que passam de geração em geração ou ensinam em cursos e workshops.
E te admiro a cada dia por estar praticando esta arte, quando puder nos mostre ok!
Bjinhos, ótima semana!
Enviar um comentário