Páginas

domingo, 16 de maio de 2010

MEMÓRIAS DUMA GEISHA

"Memórias duma Geisha" foi publicado em 1997 por Arthur Golden, que depois de ter estudado arte e história Japonesa nas Universidades de Harvard e Columbia, passou 10 anos a investigar os detalhes do mundo misterioso da Geisha. Mineko Iwasaki, que foi uma das Geisha mais famosas no Japão, foi uma das entrevistadas pelo escritor durante esse período, e a ficção de Golden acabou por se inspirar na vida real de Mineko. Quando o livro foi publicado no Japão, Mineko acusou Golden de não respeitar o anonimato que lhe tinha prometido, bem como de distorcer a realidade em alguns aspectos, e processou-o em 2001. O processo acabou por ser resolvido fora dos tribunais, mas Mineko publicou depois a sua autobiografia: "Geisha of Gion".
Em 2005, o romance de Arthur Golden foi adaptado ao cinema, num filme dirigido por Rob Marshall. Nos Óscares de 2006, o filme foi premiado nas categorias de Best Art Direction, Best Costume Design e Best Cinematography. Para quem não viu, o Banzai recomenda. No vídeo, a dança de Sayuri na neve...

1 comentários:

Ângela disse...

MARAGARIDA, sempre obrigada pelas visitas. Acho que agora estou em dia com a leitura de seus posts, e visualização dos videos.
Já havia visto Memórias de uma Geisha no cinema, e foi a partir daí que comecei a me interessar tanto pela historia delas.
É de admirar tanta criatividade usada nos Bentos, aqui perto de casa em SP fica o bairro da Liberdade, um reduto oriental que sempre vou visitar, lá sempre encontro bentos, mas não tão criativos, já do Toffu não aprecio muito.
Tenha certeza que em meus caminhos a cada dia tem uma borboletinha e nova, espero que o seu também seja assim.
beijokas e boa semana.

Blogs Amigos e Recomendados

 
Copyright © 2010/2011 Banzai.
Template customizado por Meri Pellens. Tecnologia do Blogger