Páginas

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Osechi-ryori




OSECHI, é a refeição tradicional no Ano Novo japonês. A sua tradição remonta ao Período Heian, mais de 1000 anos atrás. A época do Ano Novo era considerada como o único momento de repouso para as donas de casa. Toda a comida deveria estar pronta até ao Ano Novo, não se cozinhando nos três dias seguintes, exceptuando a sopa tradicional-OZONI. E como o OSECHI-RYORI remonta a uma época em que não havia frigoríficos, todos os pratos, confeccionados com sake, mirin (uma espécie de vinho de arroz), molho de soja, vinagre, sal e açúcar, eram cozinhados de forma a garantir a sua conservação. A tradição continua a manter-se, mas agora muitas famílias encomendam o seu OSECHI numa casa especializada ou num restaurante famoso. Os "chopsticks" usados no OSHOGATSU-iwaibashi- têm os dois lados iguais, um dos lados para os deuses, o outro para os humanos. Esta é uma refeição para ser partilhada com os deuses.
Embora o que compõe o OSECHI possa variar, normalmente todos os pratos ou alimentos servidos, são ricos em símbolos e metáforas:
-ISEEBI SHIOYU: Lagosta, que depois de cozida com sal é finamente desfiada. Diz-se que se parece com os cabelos brancos dos avós da família. Come-se esperando viver até uma idade avançada.
-KAZONOKO: Ovas de arenque. Para que haja muitos descendentes.
-TAZUKURI: Sardinhas bébés secas e cozinhadas lentamente em molho de soja. Simbolizam colheitas favoráveis pois já foram em tempos usadas para fertilizar o solo.
Depois há camarão, feijões de soja pretos, vegetais, algas, peixe... um sem fim de iguarias (podem ultrapassar as 40), conservadas em belíssimas caixas lacadas com múltiplas divisões-JUBAKO.

0 comentários:

Blogs Amigos e Recomendados

 
Copyright © 2010/2011 Banzai.
Template customizado por Meri Pellens. Tecnologia do Blogger