Páginas

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

AOKIGAHARA











Imagine-se uma floresta densa e cerrada aos pés do sagrado Monte Fuji. Cerca de 3000 hectares dum "Mar de Árvores", em que a luz e o calor dificilmente penetram. Pinheiros e carvalhos com raízes enterradas num solo escuro e vulcânico, trilhos em que o gelo nunca derrete. Basta caminhar um pouco para deixar de ouvir qualquer som exterior. Uma paisagem belíssima mas algo fantasmagórica, mais consonante com uma sequência onírica num filme de Akira Kurosawa, do que com a própria realidade.
"The perfect place to die"- foi assim que AOKIGAHARA foi descrita por Wataru Tsurumi. The Complete Manual of Suicide, inclui mapas do local e até a indicação dos melhores hóteis para passar a última e derradeira noite. Mas, não terá sido o único escritor a referir o " Sea of Trees" como destino dum passeio final. SEICHO MATSUMOTO na novela KUROI JUKAI, contribuiu para a popularidade da chamada "Floresta dos Suicidios".
Os espiritualistas japoneses acreditam que as almas sem repouso dos suicidas (yurei) penetraram as árvores da floresta, gerando uma actividade paranormal, que impede os que entram de voltarem a sair das suas profundezas. Há mitos associados ao não funcionamento das bússolas, tornadas inúteis pelos enormes depósitos de ferro no solo vulcânico.
Devido à vastidão da área, é pouco provável que visitantes desesperados encontrem alguém uma vez embrenhados no seu interior, por isso, a polícia espalhou tabuletas com frases que pretendem ser desencorajantes, como " Wait! Think again, you only have one life. Value it!". Mas, para os que já fizeram a sua escolha, é provável que sejam as palavras de Tsurumi a prevalecer:"If you become tired of your work and human relationships, and if you want to commit suicide without anyone ever noticing, without hesitation I recommend that you step into the Jukai. Your body will not be found. You will become a missing person and slowly disappear from people's memory."
AOKIGAHARA, detém a desafortunada distinção do segundo lugar do mundo mais procurado para pôr termo à vida, sendo o primeiro ocupado pela Golden Bridge em San Francisco.
PS: Tenho que agradecer ao Migas, leitor assíduo do Banzai, as pistas para que pudesse publicar este post.

0 comentários:

Blogs Amigos e Recomendados

 
Copyright © 2010/2011 Banzai.
Template customizado por Meri Pellens. Tecnologia do Blogger