Páginas

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

"Mein Kampf" em manga




"Mein Kampf", é a última publicação numa colecção de clássicos apresentados em manga-style chamada "Manga de Dokuha" (Aprender com Manga), editada pela East Press. Nesta colecção foram editadas obras como "O Capital" ou "Guerra e Paz" entre outros. A East Press, explicou que a referida manga, entretanto alvo de alguma polémica, era uma ferramenta para o estudo da personalidade de Hitler e para compreender os pensamentos que estiveram na origem de tal tragédia. Embora não esteja a ser um best-seller para os parâmetros de venda de manga, o livro com 45 000 exemplares já vendidos, está a ser um sucesso para a editora, ultrapassando os números de venda dos anteriores volumes da colecção.
Se um imaginário "nazi chic" pode ser facilmente encontrado no Japão, com suásticas em estojos de lápis ou cosplay nazi girls isso tem sobretudo a ver com o interesse japonês na construção de rigorosos visuais fachada sejam eles góticos, punk, rock, you name it. Há uma história duma rapariga americana que chocou no metro com um jovem em uniforme punk, cuja cereja no bolo era um badge que dizia "Fuck off and Die". Imediatamente o jovem punk se desfez em vénias e pedidos de desculpas nada consonantes com o visual apresentado.


Note-se que o editor Kosuke Maruo, teve a preocupação de incluir o enquadramento histórico do nazismo, a chegada de Hitler ao poder e o Holocausto.


Parece seguro, então, esperar que a maior parte das pessoas que leiam a manga, o façam pelos motivos certos: tirar lições dum passado que ninguém em seu perfeito juízo quer ver repetido.

0 comentários:

Blogs Amigos e Recomendados

 
Copyright © 2010/2011 Banzai.
Template customizado por Meri Pellens. Tecnologia do Blogger