Páginas

sábado, 5 de setembro de 2009

NIGIRIZUSHI



Confesso que o " western style sushi " , alimentado pela invenção dos California Rolls, e feito para servir o paladar ocidental, nunca me conquistou. Os principais ingredientes do sushi tradicional japonês, peixe cru e arroz, são naturalmente pobres em gorduras e ricos em proteínas, vitaminas e minerais. O mesmo já não se pode dizer do sushi que se come no ocidente, que de forma crescente utiliza maionaise, abacate e queijo creme.
Desta vez, uns amigos japoneses levaram-me a um restaurante de sushi que conheciam bem e, deliciaram-me com algumas peças de NIGIRIZUSHI, que consiste numa pequena quantidade de sushi rice, prensado entre as palmas das mãos normalmente com um pouco de wasabi e rematado no topo com camarão, salmão, atum, polvo,etc.
Além de ter adorado, aprendi algumas regras úteis:
- Não se deve ter medo de usar os dedos em vez dos chopsticks quando se trata de comer sushi.
- Gari, pickled ginger, é usado para limpar o paladar e auxiliar a digestão,nunca se deve colocar em cima da peça de sushi.
- Nalguns restaurantes, o chef, tempera cada ítem que serve ao cliente, não sendo necessário usar o molho de soja. Mas, se decidirmos usar o shoyu, devemos introduzir levemente a parte do peixe no molho e colocar a seguir toda a peça na boca. Se molharmos a parte do arroz no shoyu, para além de absorver demasiado, corremos o risco de se desmanchar.

0 comentários:

Blogs Amigos e Recomendados

 
Copyright © 2010/2011 Banzai.
Template customizado por Meri Pellens. Tecnologia do Blogger