Páginas

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

A DEUSA E O DRAGÃO

BENZAITEN, é o nome Japonês dado à deusa hindu Saraswati, deusa de um rio Indiano com o mesmo nome, velando por isso por tudo o que flui: água, palavras, eloquência, música, artes e conhecimento
No Hinduísmo, é também uma expressão da energia criativa feminina, e não só impulsiona a criatividade, como a guia através da educação e da sabedoria, evitando que esta se manifeste apenas como uma força caótica.
Diz a mitologia Japonesa, que a deusa era filha dum dragão, e portanto, familiarizada com estas poderosas criaturas. Por isso desceu numa nuvem branca, até à caverna dum deles, que se casou com ela, deixando de devorar crianças. Na sua descida, terá provocado um terrível terramoto, fazendo a ilha de Enoshima emergir do mar.
Enoshima, a ilha sagrada, é desde há muito tempo local de peregrinação, contando com diversos templos, um deles albergando a própria deusa.
Benzaiten, é a única divindade feminina que faz parte do grupo dos Sete Deuses Japoneses da Fortuna, os Shichifukujin. Diz-se que ela, à semelhança dos dragões, possui uma pérola, capaz de concretizar qualquer desejo, e de conceder sabedoria e luz espiritual.
Por isso, dedico este post, à minha querida amiga Glorinha L de Lion, com o desejo de que Benzaiten a ajude na realização do seu maior sonho...

Fotos: Banzai, Enoshima
Imagem de Benzaiten: Google Images

32 comentários:

"(H²K) 久保 - Hamilton H. Kubo" disse...

Que lindo post dedicado Margarida, adorei saber, aliás aprender que aqui a gente sempre aprende, não é?
Então, adorei aprender sobre esta Deusa, e mais interessante foi saber que é a única que ocupa espaço dentre os 6 Deuses...

Mas assim, que eu adoraria ter um Dragão, a isso sem dúvida!

Beijos linda, adoro-te de montão viu!!

"(H²K) 久保 - Hamilton H. Kubo" disse...

Hey I'm the first one! Awesome!! rsrs

lol

Anónimo disse...

Sweetie!

Adoro estas lendas!

Há tanto de fantástico como de sábio nos teus textos e as imagens levam-me a esse mundo quase irreal.

Uma deusa, Benzaiten, a única divindade feminina que faz parte do grupo dos Sete Deuses Japoneses da Fortuna e que se diz possuir uma pérola capaz de concretizar qualquer desejo, e de conceder sabedoria e luz espiritual, que maravilha.

A Glorinha vai amar este teu belo gesto, muito merecido!

Hugs

Ana SSK disse...

adoro esses posts!
e sou fã da sua versatilidade em escrever.

M. disse...

Gosto de mitologia. A oriental é-me pouco familiar... (não posso saber tudo:))...

Por aqui vou passando...e aprendendo...

Pode ser que:)

Glorinha L de Lion disse...

Nem preciso dizer que me pegastes pelo pé, não é? E que lágrimas rolam dos meus olhos, num dia que teve tudo de difícil e triste para mim...Ao ver teu email dizendo que havia aqui uma homenagem, vim correndo! Pois hj, mais do que nunca, precisava de um afago, de um carinho, de um abraço assim pujante de amor e amizade! Precisava muito disso hj! E, agora, acabo de receber teu outro presente! Chegou nesse minuto! Amiga, o que dizer de gesto tão delicado? E de dedicar-me um post que fala de uma deusa que traz uma pérola que realiza os desejos mais secretos? Já a sinto, aqui, entre as mãos...Obrigada, de todo o coração, beijos....

Ana Martins disse...

Boa noite Margarida,
suponho que estas lendas deixem muitos de nós maravilhados com a sua beleza.

Bonito gesto o seu, dedicar estes post a uma amiga especial.

Beijinho,
Ana Martins

Rogério G.V. Pereira disse...

A génese da ilha é linda e a sua divindade, talvez por ser a única feminina de entre os Sete Deuses Japoneses da Fortuna fez com que a Margarida se lembrasse de dedicar este seu post à sua querida amiga Glorinha (que ainda a esta hora terá entre seus dedos a pérola dos desejos). Falta falar dos restantes 6 deuses e fico na esperança de que um deles me dê a mim qualquer coisa para eu me entreter... a valer. Pode ser?

:)))

Wanderley Elian Lima disse...

Olá Margaria
Essa crenças orientais me encantam por serem milenares e até hoje serem cultuadas. Vou me apegar com essa deusa.
Bjux

Lívia Azzi disse...

Esse momento em que a deusa Benzaiten se casa com o dragão, me lembrou a personagem Psiquê da mitologia grega: "...mandou seu filho atingir Psiquê com suas flechas, fazendo-a se apaixonar pelo ser mais monstruoso existente". Citei isso, porque a figura do dragão mexeu muito com meu imaginário (como um monstro).

A parte mais linda deste mito é a da pérola, "capaz de concretizar qualquer desejo" tanto quanto sua bela homenagem e luz direcionadas à Glorinha neste post tão especial.

Que o sonho mais lindo da Glorinha se realize!

Beijos e carinhos, amiga querida!

Lívia Azzi disse...

Adoro-te de montão também!!

Beth/Lilás disse...

Amiga Loli!
Quanta delicadeza neste post que dedicastes à Glorinha!
Deusas, mitologia, um mundo encantado para fazer os pensamentos de nossa amiga divagar, encher-se de magia.
Só mesmo uma pessoa iluminada como tu para entendê-la neste momento.
um super abraço carioca

Blog da Fofa disse...

Loli adorei conhecer essa deusa. Eu tbm vou fazer um pedido a ela. Como que a gente faz o pedido? Tem algum ritual? Um grande bjo. Adorei

Nilce disse...

Que lindo minha amiga.
A Glorinha merece e que a Deusa Benzaiten concretize os sonhos dela.

Gostei muito de conhecer a lenda, mas confesso que amei o verdadeiro presente que destes a nossa amiga.
Você é um anjo mesmo.
Te adoro minha querida.

Bjs no coração!

Nilce

Ângela disse...

Minha Flor Predileta. Tem momentos que parece que você ouve nossas vozes, e nos responde com estes ensinamentos todos. Eu tenho a imagem da Deusa Benzaiten comigo, e sempre lhe faço pedidos, espero que ela possa ouvir ao pedido da Glorinha assim como ouve os meus.
Vc. é mesmo muito especial, sempre cuidado dos amigos, fazendo demonstrações de carinho.
Também te adoro muito, minha querida amiga.
beijos, carinhos, borboletas com ternuras.

Lu disse...

Oi Linda,Bom Dia!!!
Como são lindas as lendas Japonesas e você tem um jeito especial.
Que a Deusa realize o sonho da Glorinha.
Beijos Lu
Ps:o Narutinho e a Sakura estão otimos a Sakura vive no Ninho mas tá dificil nascer o herdeiro rsrs.
Beijo Lu

Anne Lieri disse...

Muito interessante a história dessa deusa!Adorei o texto e as imagens são mágicas!Bjs,

janne falcão disse...

Adorei , e vou chamar a minha filha para ler , ela esta no terceiro dia de aula na faculdade de História e seu texto ficou show !!!! Bjim iluminado .

BIA disse...

Oi Loli!!!
Acho incrível a cultura oriental!!! É sempre maravilhoso ficar sabendo um pouco mais sobre sua mitologia, história e seus ensinamentos, um verdadeiro aprendizado.
Beijos
Bia

Bia Jubiart disse...

Linda Flor, que a Deusa realize o sonho da Glorinha, ela merece.

Fico cada vez mais encantada com as histórias e mitos orientais que leio no seu templo ou no do Ale.

Flor, lá na minha "casa" fique a vontade, não precisa pedir, e grata pela delicadeza, respondi também nos comentários...

Carinhosssssssssss

Cammy disse...

LOLI minha querida!!!
Primeiro muito obrigada pela visita!! Voce eh uma das minhas amigas da Europa!!! :)
A respeito do post, amo passear e conhecer mais do Japao junto com voce!!!
Tao lindo e com historias tao ricas!!
Adorei conhecer atraves do seu Blog, mais uma cultura japonesa!!
UM GRANDE BEIJO!!!!

Betty Gaeta disse...

Oi margarida,
Que mito bonito!
Não sei qual é o desejo da Glorinha, mas vc fez uma homenagem linda para ela.
Bjkas e uma ótima noite para vc.

http://gostodistonew.blogspot.com/

R disse...

Gostei muito da lenda e espero que o sonho da Glorinha se concretize.

Bjs

Irene Moreira disse...

Loli

Linda e merecida homenagem a Glorinha e que consiga realizar seu grande sonho e ter em suas mãos a pérola dos desejos..

Como é bom ler seus posts, aprender sobre essa cultura e suas lendas.

Beijos e uma linda semana

Acontecendo em Roma disse...

Adorei a relação: TUDO QUE FLUI...
E que Glorinha se realize!

Loli admiro tb a sua expressão contra o "Belo Monstro" a respeito do belo monte.
beijinhos com carinho.

Anónimo disse...

Olá, Margarida!

Vai sendo lenta a "aprendizagem", mas cá vamos aprendendo, e ficando um pouquinho mais por dentro daquilo que à primeira leitura nos parece tão estranho.

E as lendas, valendo o que valem em termos históricos, são definitivamente mais aliciantes e apelativas do que a verdadeira história que pretendem contar.

E que o tal sonho da amiga Glorinha, qualquer que ele seja, se possa realizar!

Beijinhos amigos.
Vitor

Tabeteimasu - Denise disse...

Olá minha bela flor,

Que lenda incrível, muito interessante conhecê-la através do seu post!

Linda homenagem a Glorinha, que seja realizado este desejo!

Beijo grande

Silenciosamente ouvindo... disse...

Deusas e a sua influência...

Eu gostaria de viver no Japão,
por alguns motivos. Ou pelo menos
estar lá algum tempo.
Beijinho
Irene

Anónimo disse...

Oi Loly! que bom que a cartinha chegou! obrigado pelas boas vindas tabem, eu é que agradeço pelo carinho ;)

cada um tem a sua fé, mais conhecer sobre as diferentes culturas é muito legal, é tudo muito rico, este semestre la na faculdade terei aula de cultura religiosa, e uma das religioes que o professor ira levar musicas e falar sobre é o budismo, agora vou intender um pouco mais sobre as coisas que vc fala sobre o budismo, um abraço!

Anónimo disse...

ps: blog de cara nova ;) ficou bem pratico e bonito!

ManDrag disse...

Lindo post (sempre bom ficar a saber um pouco mais) e linda homenagem.

Abraço

Elisa no blog disse...

seu blog está tão diferente, é mesmo o seu? Tive 5 gatos como o da foto, esse laranjinha. Adoro gatos dessa cor.
Segundo a lenda, o Buda aquele grande de Kamakura é apaixonado pela Benzaiten de Enoshima. Por isso ele está voltado para lá, para poder contemplá-la sempre.

Blogs Amigos e Recomendados

 
Copyright © 2010/2011 Banzai.
Template customizado por Meri Pellens. Tecnologia do Blogger