"Nestes nossos dias prosaicos, há uma moda entre os jovens Japoneses de escalar montanhas, só pela escalada; e eles chamam a isso "conquistar as montanhas".(...) Esta é uma moda sem dúvida importada do Ocidente, em conjunto com muitas outras, nem sempre as melhores (...). A ideia da assim chamada "conquista da natureza" vem, suponho, do Helenismo.(...) Nós no Oriente nunca concebemos a natureza na forma de um poder opositor. Pelo contrário, a natureza foi sempre amiga e companheira, apesar dos frequentes sismos que assaltam esta nossa terra. (...) Sim, nós também escalamos o Fuji, mas não com o propósito de o conquistar, antes para nos deixarmos impressionar com a sua beleza, grandeza e isolamento, e também para contemplarmos um sublime nascer do sol surgindo por trás de nuvens multicolores."
in Zen and Japanese Culture, Daisetz T. Suzuki
Foto via Flickr.
19 comentários:
Olá, amiga!
Que paz me proporciona a suas postagens! Senti-me escalando uma montanha e vencendo desafios. Senti-me no topo, olhando a vida e a natureza por outro ângulo!
Adorei!
Bjkas
Oi, Lolipop!
Tenho percebido que este movimento está num crescendo pelo mundo oriental e acho muito bacana, mas eu não sou chegada em alturas, porém veja que belas fotos esta blogueira que também leio às vezes, fez numa dessas montanhas na Coréia:
http://sindromedeestocolmo.com/archives/2010/11/nas_alturas_-_samak_san_-_montanhas_da_coreia.html/
beijos cariocas
E é aí que está a diferença, entre eles e nós. Eles interagem, não conquistam.
Bjux
Todos nós temos nossos "fujis interiores" ...
Que bela msg de amor e respeito a natureza!O povo oriental está anos luz á nossa frente em auto conhecimento!Adorei a imagem tb!Bjs,
Que bela msg de amor e respeito a natureza!O povo oriental está anos luz á nossa frente em auto conhecimento!Adorei a imagem tb!Bjs,
É pena que não se respeite a Natureza como deveríamos. Em alguns locais está muito maltratada. Quanto às escaladas, não, mas adoro fazer caminhadas.
De preferência por locais bonitos.
Beijinhos
Olá.
Há palavras
que apenas o silêncio
da imaginação
pode comentá-las.
A vida é o nosso milagre particular.
Lolipop!
Viver a vida pelo prazer de viver, ver e desfrutar das maravilhas a nossa volta pelo simples prazer da contemplação... maravilhoso!
Bjs
Querida Loli, vc quem merece tantos elogios pela sua percepção das coisas, e que te faz uma pessoa linda!
Adorei sua ideia sobre as postagens de domingo, aliás Marina Colasanti lia na época de escola, que bom reve-la aqui com essa poesia linda..
Tava com saudades de voce, e vou ficar de olho lá do outro lado do oceano mas com o tempo apertado, mas apareço.
"e o pé de moleque"? hehe vou lembrar de voce!
baci baci baci e ternuras
Ester
Oi minha linda!
O que dizer deste post? Primoroso!
A ilustração serviu direitinho diante desta observação clara.
Posso dizer que te admiro muito!
Beijo grande
Oi Margarida,
Não sabia desta moda de escalar montanhas.
Eu já vi vários trabalhos digitais trabalhados como pinturas, mas não este que vc citou. Vc tem algum link?
Bjkas e uma ótima 4ª-feira para vc.
http://gostodistonew.blogspot.com/
Como seu blog está bonito Loli/Margarida!!!
Essa idéia de compartilhar, trocar, assimilar a grandeza da natureza é bonito demais...
Afinal Somos todos um...nem maiores e nem menores...
Adorei...
Beijo grande ...estou voltando.
Astrid Annabelle
ADOREI o seu novo layout!!! Tá lindo, bem delicado!!
Bjão!
oi linda princesa, estou aqui respirando fundo dialogando comigo mesma se vale a pena td que estou enfrentendo, depois de ler o poema da italiana as montahas ai meu Deus, td täo lindo e me indentifico tanto com tudo isso, agora me faz refletir mais que nunca. Estou meio sem tempo amiga continuo com a gripe e o pior a alergia da humidade voltou, agora até acabar o inverno ñ vou ter descanço. Hoje por fim saio teu presentinho, eu quase pedi divorcio pq meu marido era quem ia enviar e afinal com tanta coisa ele só enviou hoje! ba! Mais ele é mesmo um desastrinho, e com td isso quem sofre sou eu,kkkk
Lindona espero que quando receberes me avises, enviei com muito carinho.
Um bjo grande amei o blog parece estar de cara nova sim? eu já ñ sei nem o qeu vejo,rsd! mil mil mil bjos obrigado pelo contário nas camisetas, gosto da Agatha Ruiz porque vejo que nela há vida!rsd!
Se você souber contemplar algo, não precisará conquistá-lo possuí-lo. Assim, também ocorre com o amor... Amor bom e belo é aquele no qual contemplamos, como a arte. Amor conquistado, necessário... é horrível, mesquinho.
Beijos, querida Loli!
Ternuras!
Para a natureza...a minha reverência sempre. Bjos
Se o resto do mundo soubesse relacionar-se com a natureza como os povos orientais o fazem, o planeta não estaria do jeito que está.
Ontem assisti a um programa sobre as Ilhas Galápagos e me impressionei positivamente com o cuidado que os equatorianos estão tendo na preservação das ilhas. Fiquei feliz. Finalmente a conscientização vai se firmando. Beijos,
Oi amiga Lolipop
Lindo e interessante o seu post, Cada dia aprendo mais sobre os japoneses e sobre as belezas espalhadas pelo mundo.
Beijos e um lindo domingo
Enviar um comentário