Páginas

domingo, 4 de julho de 2010

IZAKAYA - O "pub" Japonês

As izakayas são locais muito populares no Japão. Há quem as identifique com os "pubs" Ingleses, mas eu diria que qualquer semelhança é mera coincidência...A izakaya não é um bar, é o local preferido pelos "salary man" depois dum dia de trabalho e é certo que a bebida flui, seja ela cerveja, sake ou shochu, mas a comida acompanha sempre, é autenticamente Japonesa, normalmente barata, e... excelente! Há aquelas em que se come só ao balcão...
...aquelas que têm mesas...
...e as mais tradicionais, em que é preciso descalçar os sapatinhos.
Devo avisá-los, no entanto, que não são, por norma, um universo de fácil acesso para o turista Ocidental verdadeiramente "lost in translation". As lanternas vermelhas são um dos poucos sinais que as anunciam, os menus são apenas em Japonês, e não há fotos nem pratinhos para onde apontar como nos restaurantes. O ideal é ser levado por amigos Japoneses, mas não me perguntem os nomes do que comi...
As izakayas têm diversas variantes e uma das minhas preferidas e também a de mais fácil acesso, é a yakitori-ya, especializada em pequenas espetadinhas de vegetais e carnes diversas, tudo grelhado no carvão e temperado com molho de soja, sake, mirin e outros ingredientes locais. Acreditem que são de comer e chorar por mais!
Nota: A foto dos pratinhos sem nome, é minha. Todas as outras foram retiradas dum livro que não resisti a comprar: Izakaya, The Japanese Pub Cookbook, com receitas e comentários de Mark Robinson e fotos de Masashi Kuma.

16 comentários:

Acontecendo em Roma disse...

Nossa, vou dormir com vontade de molho de soja (pra nao falar sushi e grelhados rs).
A gente tem que levar entao vc pra entrar nesses pab, entendi tudo!..

Eu tenho um livro de SUSHI, mas o trabalho é tanto, que agora, depois que aprendi a fazer tamaki, ninguem lembra mais do sushi em casa. O temaki cada um prepara o seu na mesa, e é um divertimento!!!nao acha Loli?
Bom, melhor que nada, nao? rsrssss
bjss boa noite linda!

Andreia Inoue disse...

os pub daqui sao verdadeiramente voltados para os japas,eh tudo bem tradicional.eu particularmente gosto de frequentar(de vez em quando,ahhaha).Nao falta comida na mesa,adoroooooo.
E o ambiente eh bem diferente,eh fechado e apertado.
beijaooo.

Denise disse...

Hummm... até deu para imaginar o cheirinho dos yakitoris saindo fumegante! rs

Uma pena que onde moro não existe próximo o izakaya, pois é uma ótima maneira de se desestressar e viver uma outra atmosfera, adoro!

Quando dá, vou com o Carlos a Liberdade matar as saudades!

Bjs querida!

R disse...

Olá,
Só muito recentemente fui a um restaurante de comida japonesa. Nunca tive curiosidade porque achava que não gostava. Entretanto voltei mais umas 2 vezes e já conheço vários pratos. Continuo sem ser apreciadora, mas pelo menos já venho de lá mais satisfeita. Os meus filhos e netos adoram.
Beijinhos e boa semana

Ângela disse...

Margarida minha amiga, eu nunca te contei que moro bem pertinho do Bairro tradicional e tipico Japonês," O bairro da LIberdade" adoro ir a uma feirinha de artesanato e comida que têm na praça principal "Praça da Liberdade", todos os domingos, me sinto no japão rsrsrs.
Este "Izakaya" deve ser bom para um final de tarde! Quando vc. vier me visitar poderemos ir conhecer, o Felipe Nasca disse que tem por aqui.Sonhar é possível minha amiga!

Jacky Simionato disse...

Nossa, que chique hein!
vejo essas curiosas e fico doida para conhecer esses lugares.
Beejo":"

Betty Gaeta disse...

Oi Margarida,
Não sabia da existência destes "pubs". Gostei de ver.
Vc fala e lê em japonês?
Bjkas e uma ótima segunda-feira pra vc.

Elisa no blog disse...

Nunca fui muito de ir a izakaya, mas confesso que adoro. Fui a um para moças que tinha a decoração não tão japonesa e o cardápio era ótimo, não tão japonês. As moças não gostam daquele ambiente muito masculino dos izakayas. Mas as comidinhas são ótimas.

Especialmente Gaspas disse...

Que interessante! Desconhecia! As diferenças são fascinantes :)

Wanderley Elian Lima disse...

Deve ser uma delícia passar algumas horas nesse lugar que me pareceu muito agradável.
Beijos

Cammy disse...

Oii Loli!
Fala um pouco desses restaurantes japoneses que a comida eh servida em cima de uma mulher pelada.
Eh um restaurante que todos podem visitar? Ou eh um lugar soh para homens?
Seria um restaurante mesmo? Ou casa de prostituicao e o "restaurante" eh soh faixada?
Como funciona isso...?

Um BJAO CAMMY

Anónimo disse...

gosto destes espetinhos, aqui se chama churasquinho

AmoAndreiaJoias disse...

Oiii
Nossa! que vontade deu até agua na boca!
Ai ja tenho vontade de conhecer, mas qdo entro no seu blog fico ainda com mais vontade de ir p/ lá! mas uma coisa eu sei, quando der certo, saberei varias dicas!!
bjinhus

Nilce disse...

Hummm, quero os espetinhos,
Margarida.

Fico só na vontade, perdida por aqui. snif

Bjs no coração!

Nilce

Talles Azigon disse...

deu-me uma vontade de comer

^^

Michelle Lynn disse...

Entendi tudinho...

primeiro vc aguça nossa vontade em conhecer Tóquio, mostrando aquelas imagens maravilhosas e dizendo que temos que procurar por algo interessante na cidade... ok! isso mesmo?!!!

depois vc nos convida para visitar um barzinho típico de final do dia. Mas com um porém, temos que levar alguém que conheça... ok!

Pode deixar, Margarida, quando puder ir a Tóquio, lhe convido para ir comigo... hehehe

Entendi tudinho...

Blogs Amigos e Recomendados

 
Copyright © 2010/2011 Banzai.
Template customizado por Meri Pellens. Tecnologia do Blogger