Páginas

sábado, 8 de maio de 2010

Uma Verdadeira Samurai

Há alguns registos, embora escassos e nebulosos, que apontam para a existência de mulheres guerreiras (onna bugeisha), na história bélica do Japão. Uma das mais famosas é Tomoe Gozen, assim descrita no The Tale Of The Heike (Heike Monogatari), o relato épico da Guerra Genpei (1180-1185):
"Tomoe era excepcionalmente bela, de pele branca, cabelo longo e feições graciosas. Era também uma exímia arqueira, e como espadachim valia por mil homens, pronta a confrontar um demónio ou um deus, montada ou a pé. Domava cavalos com suprema habilidade e cavalgava inabalável em descidas perigosas. Sempre que uma batalha era iminente, Yoshinaka enviava-a como seu primeiro general, equipada com uma forte armadura, uma espada enorme e um poderosos arco, ela levou a cabo mais proezas de valor do que qualquer um dos outros guerreiros."
Descrita ou como esposa, ou como discípula e amante de Minamoto no Yoshinaka, o seu fim é contado também de diferentes maneiras. Há quem diga que na Batalha de Awazu, em que as tropas de Yoshinaka foram derrotadas, este, antevendo o final, lhe disse para fugir. Se morreu em combate, se se refugiou num templo, ou se, como dizem alguns, foi vista a vaguear segurando a cabeça dum samurai, isso permanece um mistério.
Até hoje, a figura de Tomoe, tem sido objecto de gravuras, teatro, novelas, manga, vídeo games e cinema.

0 comentários:

Blogs Amigos e Recomendados

 
Copyright © 2010/2011 Banzai.
Template customizado por Meri Pellens. Tecnologia do Blogger