Páginas

domingo, 2 de maio de 2010

League of the Divine Wind

Edo adquiriu o seu novo nome Tóquio, que significa " Capital do Oriente", em 1868. Durante alguns anos, os dois nomes foram usados. Á medida que os vestígios feudais iam desaparecendo, a capital modernizava-se. Até o método de fixar o tempo mudou, com o Japão a adoptar o calendário Ocidental a 1 de Janeiro de 1873. Os estrangeiros foram chegando com as suas novas influências.
Mas, nem todos abraçaram com entusiasmo as políticas do jovem imperador, definidas pela palavra ishin, normalmente traduzida por "restauração", sobretudo os ex-samurais. Nasceram na altura alguns movimentos radicais, como o Sonno joi, "revere the Emperor, expel the barbarians", ou a League of the Divine Wind, que esperava que rituais de auto-purificação acompanhados duma vida honesta, levariam os deuses japoneses a enviar um kamikaze (divine wind), que expurgasse as más influências estrangeiras. Enquanto isso não acontecia, os membros da Liga, adoptaram medidas mais práticas, como trazer consigo sal purificante, na eventualidade de se cruzarem com alguém vestido com trajes Ocidentais. O dinheiro de proveniência estrangeira era manipulado apenas com...chopsticks.
Correram também rumores acerca dos maleficios dos novos fios telegráficos, pelo que muitos cobriam as cabeças com leques de metal, sempre que passavam perto de algum.
Referências: Tokyo - A Cultural and Literary History, Stephen Mansfield

0 comentários:

Blogs Amigos e Recomendados

 
Copyright © 2010/2011 Banzai.
Template customizado por Meri Pellens. Tecnologia do Blogger