Páginas

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

RAMEN














Os japoneses adoram ramen. Eu também! Para quem não sabe, ramen são enormes taças de noodles imersos dentro dum caldo-mhammm!-cujos anexos, tal como o sabor do caldo, podem variar consoante a receita e o cozinheiro. O caldo aparece normalmente em quatro sabores à escolha: molho de soja (shoyu), sal (shio), feijão de soja fermentado (miso) e gordura de porco (tonkotsu). Depois, além dos noodles, há umas fatias de porco assado que se derretem na boca, cebolinho, e muitas outras coisas, até ovo cozido. Convém não escolher ramen com alga nori, porque são sempre "fishy".
A preparação do caldo dos ramen é levada muito a sério e requer, segundo os japoneses, não só técnica como espírito. Para os interessados há dois filmes que conheço que falam do assunto: TAMPOPO, uma comédia de 1985, realizada por Juzo Itami e o cor de rosa, The Ramen Girl(2008) de Robert Ackerman, do qual incluí um trailer aqui há uns tempos no Banzai.
Para abrir o apetite, vou deixar umas fotos de variadas taças de ramen e a foto dos fantásticos cozinheiros do meu primeiro ramen em Tóquio, que me tornaram fã incondicional das taças fumegantes-shlurppppppppp!

0 comentários:

Blogs Amigos e Recomendados

 
Copyright © 2010/2011 Banzai.
Template customizado por Meri Pellens. Tecnologia do Blogger