Páginas

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

MANEKI-NEKO







Quem conhece o Banzai, sabe que uma das suas mascotes é um gatinho dourado a agitar uma das suas patinhas: um dos meus "lucky charms", o meu Maneki-Neko! Há muitas histórias sobre as origens destas esculturas, mas aqui fica uma das minhas preferidas.
No início do período Edo, no local onde fica hoje o Gotokuji em Tóquio, havia um pequeno templo, onde vivia um monje muito pobre acompanhado do seu gato, de nome Tama. Um dia, um nobre que voltava duma caçada, foi apanhado pela chuva ali perto e abrigou-se debaixo duma árvore. Após um momento, os seus olhos detiveram-se num gato sentado na entrada do templo, acenando-lhe como se o convidasse a entrar. Surpreendido, dirigiu-se ao gatinho e imediatamente a árvore, por baixo da qual se tinha abrigado, foi atingida por um raio. Grato por ver a sua vida salva, o nobre tornou-se patrono do local, que em breve deixava a sua pobreza. Os Maneki-Neko, são amuletos para sorte e prosperidade, exactamente o que Tama trouxe ao pequeno templo e ao seu pobre monje. De acordo com algumas fontes, desde aí são considerados encarnações da Godess of Mercy, uma divindade protectora. Quando Tama morreu foi enterrado no cemitério do templo e esculturas de Maneki-Neko foram feitas em honra deste "magical cat".
O templo foi rebaptizado de Gotokuji em 1697. e hoje há centenas de Maneki-Neko de vários tamanhos, trazidos por quem precisa de sorte, mas também por quem pede pelos seus gatos perdidos ou doentes.

0 comentários:

Blogs Amigos e Recomendados

 
Copyright © 2010/2011 Banzai.
Template customizado por Meri Pellens. Tecnologia do Blogger