sábado, 24 de outubro de 2009

Bento e Kyaraben








No Japão, podemos comprar uma bento box em estações de comboios, lojas de conveniência e nos" food halls" dos grandes armazéns, mas por definição, o bento é uma refeição confeccionada e decorada cuidadosamente em casa. Os primeiros bento apareceram por volta de 1600, quando se tornou hábito levar refeições numa viagem longa ou numa ida ao teatro, mas a actual recessão económica trouxe um novo boom de "almoços em caixinha" que a julgar por recentes artigos no The Guardian ou no The Washington Post não é só japonês. O livro 500 Bento Lunches:500 Unique Recipes for Brilliant Bento, ocupou o 2º lugar na lista das mais populares "pre-orders" da Amazon.uk, antes de ter sido publicado.
Um bento típico inclui arroz, carne ou peixe e vegetais cozinhados e em pickles, mas a partir daí, pode-se dar largas à criatividade, construindo uma refeição saudável, equilibrada, colorida e divertida.
O kyaraben, um tipo de bento mais elaborado em que a comida é enfeitada de forma a fazer lembrar pessoas, animais, plantas ou personagens da banda desenhada, é uma verdadeira arte, alvo de concursos nacionais no Japão.

0 comentários:

Blogs Amigos e Recomendados

 
Copyright © 2010/2011 Banzai.
Template customizado por Meri Pellens. Tecnologia do Blogger