Páginas

sábado, 26 de setembro de 2009

OSAMU TEZUKA - The God of Manga




A manga, é no Japão um fenómeno cultural importante. Abrangendo os mais diversos temas e dirigida a todos os grupos etários, desde crianças que mal sabem ler, até trabalhadores de meia idade, as mais populares revistas de manga, vendem-se aos milhões.
OSAMU TEZUKA (1928-1989), foi o maior responsável pela ascenção da manga ao seu papel dominante na cultura pop japonesa do pós guerra. Escrevendo e ilustrando histórias desde criança, TEZUKA, que estudou medicina mas nunca exerceu, tinha uma curiosidade intelectual insaciável, interessando-se por temáticas diversas, desde religião a ciência, história e exploração espacial. Entre as suas obras encontra-se uma saga de doze volumes sobre karma e reincarnação (THE PHOENIX), e a observação da era Nazi através dos olhos dum diplomata e dum judeu alemão residente no Japão (THE STORY OF THREE ADOLFS). Utilizando nos seus livros, pessoas comuns que se debatem com culpas e responsabilidade, dúvidas e crenças, TEZUKA, mostrou que era possível tendo a manga como medium, tratar de temas sérios e criar personagens tão complexas como as de um romancista.
Admirador das obras de Walt Disney, diz-se ter visto cinquenta vezes a Branca de Neve e oitenta vezes o Bambi. Um aficionado de cinema, desenhou as suas mangas como se estivesse a rodar um filme, utilizando técnicas cinemáticas para adicionar tensão às suas histórias.
Entre os japoneses "baby boomers", a sua mais conhecida criação é provávelmente o TETSUWAN ATOM ou ASTRO BOY. De 1951 a 1969, esta manga foi desenrolando as aventuras dum robot com os mesmos sentimentos dum humano, mas dotado de super-poderes. Este lutador pela verdade e justiça do século XXI, de cabelo espetado, estreou-se como a primeira série regular de cartoons, na televisão japonesa e foi a primeira manga a aparecer nas televisões americanas.
Em 1994, um grupo de 158 personalidades japonesas, entre as quais muitos autores de manga, assinaram uma carta protestando contra as semelhanças entre o Lion King da Disney e o Jungle Taitei (The Jungle Emperor) de Tezuka, uma manga muito popular que serviu de base para o primeiro cartoon a cores apresentado no Japão.
Disney negou qualquer tipo de cópia e os protestos não foram ouvidos.

0 comentários:

Blogs Amigos e Recomendados

 
Copyright © 2010/2011 Banzai.
Template customizado por Meri Pellens. Tecnologia do Blogger