Páginas

domingo, 23 de maio de 2010

WENCESLAU DE MORAES - O PORTUGUÊS QUE ABRIU A JANELA DO JAPÃO

"Cheguei ao Japão. Amei-o em transportes de delírio, bebi-o como se bebe um néctar..." - foram estas as palavras de Wenceslau de Moraes, quando visitou pela primeira vez o País do Sol Nascente. A cultura exótica e delicada do Japão e a sua beleza, desde há muito que exercem o seu fascínio em muitos estrangeiros, mas, o Português Wenceslau de Moraes, não se deixou apenas encantar, quis viver, amar e morrer, "...jazendo para sempre à sombra do bambual, onde as cigarras iriam cantarolando hinos eternos!...", no país onde "as minhas forças emotivas mais pulsaram em presença dos encantos da natureza e da arte."
Moraes, nasceu em Lisboa a 30 de Maio de 1854, frequentou a Escola Naval, sendo nomeado imediato da Capitania do Porto de Macau em 1891. Em Macau, casa com a chinesa Atchan de quem teve dois filhos. Durante a sua estadia, visita por diversas vezes a China e o Japão, países entre os quais considera existirem diferenças profundas. Descreve a China referindo-se "à imundície dos seus povoados, onde chafurda um cardume de gente feia por excelência...". É o Japão que o fascina desde logo: "esse país atraente entre todos, pela sua paisagem ameníssima, pelo puro azul do céu privilegiado, pelo seu povo interessante...".
Em 1899 deixa para trás Macau, Atchan e os filhos para ocupar o lugar de cônsul de Portugal em Hiogo e Osaka e posteriormente em Kobe e Osaka. Aquilo a que chamam a sua "japonização" começa aqui. Casa em 1900, segundo os ritos shintoístas, com uma geisha de Osaka, O-Yoné. Mais próximo da terra e do seu povo, quer transmitir a outros, os seus compatriotas, a sua paixão e entusiasmo. Fá-lo através da escrita, tarefa que já tinha iniciado em Macau. Deixa-nos uma série de livros, muito pouco conhecidos entre nós, em que documenta as paisagens, a história, a tradição e a alma Japonesas.
Após a morte de O-Yoné. em 1913, abandona o seu cargo consular e vai viver para a terra natal desta, Tokushima: "Ora é nesta terra de deuses e de budas (...), onde vim à procura da paz, da tranquilidade(...). Incrível ousadia, para um loiro, para um homem dos países de raça branca e, ainda por cima Português!..." Em Tokushima converte-se ao Budismo e ainda tem um último amor, a Japonesa Ko-Haru.
Mas Ko-Haru, também morre por doença, deixando-o desta vez, sózinho na companhia dos seus gatos e das suas saudades. Apesar dos seus esforços, não foi aceite nem compreendido pelo povo de Tokushima - "...este bom povo de Tokushima, arisco, conservativo, detestando cordialmente o europeu..." Morreu em 1929 e foi, conforme o seu desejo, cremado e enterrado segundo os ritos budistas, e as suas cinzas colocadas junto das de Ko-Haru, já que a família de O-Yoné lhe recusou essa vontade. O seu kaymiô, o nome budista atribuído após a sua morte, e que se encontra gravado no seu túmulo em Tokushima, pode ser traduzido por "o homem que abriu a janela do Japão para o exterior através dos livros". Hoje existe um monumento em sua honra na cidade onde passou os últimos anos da sua vida.
No monumento há uma inscrição : "Aquele que trocou a sua alma pela japonesa". Mas Wenceslau de Moraes, foi sempre até ao fim, um "porutugaro-jin" em terras do Japão.

6 comentários:

Andreia Inoue disse...

parabens pelo post,adorei!!
beijao.

Nilce disse...

Menina,

Vc tinha razão. O post é sensacional. E com a complementação do Alexandre então...

Sou uma mistura de europeus com indígenas, mas sempre tive um fascínio inexplicável pela cultura japonesa.

Uma das primeiras coisas que achei interessante, foi o fato de, quando era adolescente, uma amiga casou com um japonês, eu namorava outro, rsrs, e ela não poder ter duas nacionalidades. O japão não aceita.

O Alexandre explicou tudo e este post demonstrou esta questão de valores e cultura.
Maravilhoso post.

Bjs no coração!

Nilce

Nilce disse...

Ah, Margarida

Agora eu quero o barulhinho no meu blog...

Me manda por e-mail passo a passo, porque entrei na página e é tudo em japonês.
Socorro!

Eu ia te mandar um selinho que ganhei semana passada e esqueci de te falar que já o vi no teu blog.

Vc não quis pegar o outro que deixei lá? Pega vai.
É o selo da Gilmara.

Bjs no coração!

Nilce

Betty Gaeta disse...

Eu não conhecia a história de Wenceslau de Moraes! Fantásctica. Gosteria de ler algo que ele escreveu.
Bjkas e um ótimo domingo.

Nilce disse...

Oi, querida

Não entendi, pois eu sempre me coloco como seguidora antes até de add na minha lista de blogs.

Perdoe-me.

Estava aqui a ler posts antigos teus. Gostei muito do sobre aparências. Sensacional.

Não achei teu e-mail. Vc tem o meu, então se achar conveniente...

Já notou que não consegui por o sininho. Consegui até traduzir a página, mas acho que o meu templaste não aceitou. Vou tentar novamente.

Bjs no coração!

Nilce

Tabeteimasu - Denise disse...

Olá, td bem?

Primeiramente agradeço pela visita em nosso blog (Tabeteimasu), sem ela não teria conhecido tantos assuntos interessantes, muito bacana a história do Wenceslau de Moraes.

E adorei as imagens que colocou em toda a página, eu sou suspeita pra falar em artes pois adoro td que é relacionado a desenho, imagem, escultura e outras manifestações artísticas, confesso que consegui buscar inspiração e paz dentro da minha alma (ainda mais com esse barulhinho do sininho que deixou no blog, é um convite pra relaxar mesmo rs!).

Parabéns!

Bjs e ótima semana!

Blogs Amigos e Recomendados

 
Copyright © 2010/2011 Banzai.
Template customizado por Meri Pellens. Tecnologia do Blogger